Mulher, dialoguemos sobre essa data histórica destinada a nós!
E as possíveis indagações começam: Mas, para que serve essa data? Só o dia 08 de março mesmo? É uma celebração ou um protesto? Pois bem, vejamos.
“Por mais de um século, o dia 08 de março é identificado ao redor do mundo como uma data especial para as mulheres. Teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.
A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres. Ela deu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. Havia 100 mulheres, de 17 países, presentes, e elas concordaram com a sugestão dela por unanimidade […]” ¹.
A primeira celebração do 08 de março deu-se na Alemanha, Suíça, Dinamarca e Áustria, sendo o seu centenário comemorado em 2011, o que significa que, neste ano, estamos a comemorar, tecnicamente, o 112º Dia Internacional das Mulheres. Porém, a sua oficialização só ocorreu em 1975, ano em que a ONU passou a comemorar a referida data.
“E se tornou uma ocasião para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia, enquanto suas raízes políticas significam que greves e protestos são organizados para aumentar a conscientização em relação à contínua desigualdade de gênero”.
Diante dessa breve explicação, vocês ainda poderiam se perguntar: por que o dia 08 de março? Há o dia para os homens também?
“A proposta de Clara de criar um Dia Internacional das Mulheres não tinha uma data fixa. A data só foi formalizada após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram ´pão e paz´ — e quatro dias após a greve o czar foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto. A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia na época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano — e é quando é comemorado hoje”.
E, quanto a um dia para os homens, importa termos conhecimento? Talvez sim, e já lhes digo que a celebração para eles se dá em 19 de novembro. Criada na década de 1990, a data não é reconhecida pela ONU e objetiva celebrar o valor positivo que os homens trazem para o mundo, suas famílias e comunidades.
Depois de trazer a historicidade do dia 08 de março, lanço aqui a minha mensagem para todas as mulheres:
Já temos o ponto de partida, que devemos honrar e celebrar. Então, precisamos, hoje e sempre, buscar lapidar nossa essência, saber quem somos, como também firmar, identificar nossas potencialidades, vencer as nossas fragilidades e entender que somos merecedoras do melhor que há nesse mundo.
Ser mulher é desafiador, especialmente na sociedade em que vivemos, misógina, machista, patriarcal. Muito nos é exigido e, por isso, precisamos impor-nos para passar credibilidade, seriedade, presença. É um esforço dobrado, mas possível.
Sororidade, o apoio entre as mulheres, é palavra de ordem!
Para abrilhantar o dia de hoje, 08 de março, Dia Internacional da Mulher, trago-lhes a frase de Alice Walker, uma escritora, poetisa e ativista feminista dos Estados Unidos:
“As mulheres precisam se encher de coragem para alcançar seus sonhos adormecidos”.
Avante!
[¹] BBC Brasil___________
(*) Mestre em Educação, especialista em Análise e Gestão de Negócios, coaching e mentora de mulheres.
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) le morreu no último dia 3 de…
A expansão do gás natural canalizado, liderada pelo Governo do Estado de Sergipe, continua…
Aracaju vive um momento de transformação histórica com o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que…
A Energisa Sergipe foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar em…
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…