Faltando menos de um mês para a 39ª edição da Corrida Cidade de Aracaju, atletas e corredores amadores já estão intensificando o treinamento para encarar o tradicional percurso de São Cristóvão até Aracaju. O evento esportivo acontece no dia 23 de março, com uma participação recorde de 9 mil corredores, muitos deles já experientes, outros que disputarão a prova pela primeira vez. Individualmente ou em grupo, muitos já estão treinando de forma séria há alguns meses, seja por querer subir um degrau no pódio, ou por desejar apenas completar o percurso de 5 km, 10 km ou 24 km.
Exemplo de dedicação é Maria de Lourdes de Oliveira Carvalho, que aos 48 anos vai participar da competição pela quarta vez, no trajeto dos 5 km. Experiente no assunto, ela conta que já participou de diversas outras competições, e mostra como anda a sua preparação para a Corrida Cidade de Aracaju. “A professora preparou a planilha especificamente para essa corrida e nós já estamos treinando. Como tem ladeira no percurso, a gente treina em locais específicos, como no Parque da Cidade. E uma semana antes ela sempre coloca a gente para treinar no trajeto da corrida”, disse ela, que faz parte do clube AneTeam, sob comando da professora Leydianne Menezes Souza.
Maria de Lourdes destaca que desde o mês de janeiro a professora já preparou a planilha de treinamento com a quilometragem específica. Ela conta que, apesar da experiência, nunca chegou ao pódio, mas também esse nunca foi o objetivo. “Toda corrida tem uma característica, e gosto dessa porque é muito bonita e emocionante, pois as pessoas ficam nas portas de suas casas observando. Meu grande objetivo é superar os meus limites. A corrida não é só a parte física. No meu caso, entrei para ajudar no meu psicológico. Depois que comecei a correr, muita coisa mudou na minha vida, e inclusive já trouxe a minha irmã para correr também”, explicou.
Outro corredor do mesmo clube é o engenheiro Eduardo Gabriel, de 45 anos, que também participa pela quarta vez na Corrida Cidade de Aracaju, nos 5 km. “O ideal é treinar diariamente, cumprir as planilhas determinadas para obter uma corrida tranquila. O que me motiva é o cuidado com a saúde, bem-estar e sossego na vida. A corrida é um momento de prazer, em que me sinto vivo. Nessa corrida o que eu mais espero é me divertir, pois é o que eu mais gosto de fazer”, declarou.
Ele destaca ainda que a Corrida Cidade de Aracaju “é de grande relevância para o fomento à prática da atividade física, além de ser muito importante a concepção de sempre buscar o bem-estar físico, e incentivar o movimento”.
A médica Laila Faro da Silva Santos, de 32 anos, ‘bate ponto’ no Calçadão da Praia Formosa de duas a três vezes por semana. Ela começou a preparação no final do ano passado, e pretende estar pronta para encarar o percurso de 5 km. “Ainda não estou correndo os cinco quilômetros, mas a preparação é bem rápida e eu acho que não é difícil. O que mais me motivou a querer participar foi a questão da saúde mental, além da saúde física. Acho esse evento esportivo importante, primeiro porque é uma corrida barata, o que faz com que mais pessoas possam participar. Também tem a questão do incentivo ao esporte, pois a gente vê a participação de pessoas idosas. Espero correr o máximo possível e conseguir completar os 5 km”, declarou.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…