Cerca de mil pessoas participaram, na manhã deste domingo, 19, do passeio ciclístico “Pedalando com Dom Bosco”, promovido pelo Colégio Salesiano, que é uma das atividades agregadas aos jogos internos, saindo da sede do colégio até o Parque da Sementeira, num percurso de aproximadamente seis quilômetros. Em alguns momentos do passeio, choveu um pouco, mas ninguém deixou o pedal.
O evento que reuniu alunos, pais e convidados, já é uma tradição do Salesiano que realiza o passeio há mais de 15 anos. “Nada melhor do que um passeio ciclístico para comemorarmos o nascimento de Dom Bosco”, disse o professor de Educação Física do colégio, José Carlos da Cunha Silva.
Um dos mais animados no Pedalando com Bom Bosco foi Cássio Adriano Feitosa Trindade, que junto com o filho, Carlos Augusto Oliveira Trindade Neto, do oitavo ano A, curtiu a festa. “Essa é maneira de confraternizar com os pais dos alunos e incentivar a prática de esportes. Meus filho estuda no Salesiano há quatro e só vai sair para a universidade”, garantiu.
O passeio foi também muito animado para as gêmeas Bianca e Beatriz, também alunas do Salesiano. Vejam o que elas dizem.
A atividade teve o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Constat Ambulância, RRBike e Bike Mania.
Quem foi Dom Bosco? – Você sabe quem foi o homenageado da corrida? Trata-se de São João Bosco, celebrado em 16 de agosto, fundador de um amplo movimento em favor da educação e da evangelização da juventude: a Família Salesiana, que hoje conta com 31 grupos e congregações, está presente nos cinco continentes.
São Bosco nasceu em Castelnuovo d’Asti, na Itália, em 16 de agosto de 1815. Perdeu o pai muito cedo, e foi educado pela mãe, a camponesa Margarida Occhiena, nos princípios da fé e da caridade. Aos 9 anos, teve seu primeiro sonho profético. Nele, via-se em meio a jovens desordeiros, que se transformavam em feras, e tentava modificar a situação por meio da violência. Nossa Senhora e Jesus apareceram para indicar a ele o verdadeiro caminho: “Não com pancadas, João, mas com mansidão e doçura…