O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) abriu, oficialmente, hoje, a Semana Nacional do Trânsito 2018, com uma solenidade no auditório do Ministério Público Estadual. O evento foi organizado, também, pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT/AJU) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF/SE), contou com a presença de alunos de escolas públicas e de parceiros, a execução do hino nacional por adolescentes do Projeto Musicart, pertencentes à Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araújo,apresentação teatral do Grupo Cones (SMTT/Aju) e palestras.
O estudante do Centro de Excelência Vitória do Santa Maria, Marley Ferreira Santana, de 17 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio, diz que levará as informações recebidas para toda a sua comunidade. “Fico muito feliz em participar de mais um evento de educação para o trânsito. Esse tipo de ação é importante para que nós, futuros condutores, possamos fazer um trânsito mais cidadão”, apontou.
A diretora-presidente do Detran/SE, Luciana Déda, que na oportunidade representou o Governo do Estado, destacou que as ações educativas ocorrem durante todo o ano, sendo intensificadas durante a Semana Nacional de Trânsito. “Esse deve ser um trabalho diário de cada agente de trânsito, de cada cidadão. Quando vamos às escolas pedimos para que os estudantes levem essas mensagens para as suas famílias, mostrando a importância do uso do cinto, da faixa de pedestre. Desde o início da nossa gestão, orientada pelo governo do Estado, tivemos a preocupação em salvar vidas, e é para isso que trabalhamos. Queremos agradecer a união entre Detran/SE, PRF e SMTT/Aju com o propósito de fazer o melhor para a sociedade”, enfatizou Luciana Déda.
O superintendente da SMTT/Aju, Carlos Renato Teles, que representou a Prefeitura de Aracaju, também focou na educação como saída para a redução de acidentes de trânsito. “Desde o início de 2017 já executamos mais de 220 ações educativas que impactam de forma positiva na sociedade, e a intenção é potencializar durante a SNT, seja por meio de blitze, palestras ou eventos. Nosso objetivo é tornar os cidadãos mais conscientes”, relatou.
Para o superintendente substituto da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Gabriel Melo, a união de esforços dos órgãos de trânsito fortalece o trabalho para a disseminação da educação. “Esperamos que essa SNT seja apenas o início de uma atuação conjunta dos órgãos de trânsito para atuar na educação nos próximos anos, pois vivemos uma guerra no trânsito. Todo dia tem gente se ferindo nas estradas, e a PRF tem atuado no sentido de auxiliar o Ministério Público na diminuição da impunidade daqueles que causam mortes e lesões em acidentes, bem como estudando os eventos de trânsito na tentativa de prever e prevenir novos casos. Fazemos ainda a parte educativa com crianças e adolescentes para que sejam o reflexo para a melhoria do trânsito no futuro, o que nos permitirá vencer essa guerra”, disse.
O neurocirurgião Fernando Aguiar, que ministrou palestra durante o evento, ressaltou a preocupação com o crescente número de acidentes e mortes no trânsito no Brasil. “O que chama atenção é o aumento de mais de 800% do número de acidentes com motocicletas envolvendo pessoas na faixa dos 18 aos 30 anos. Hoje, no mundo inteiro, no paciente jovem, o trauma é a primeira causa de morte, e isso vem crescendo a cada dia, superando as duas principais causas de morte no Brasil, que são as doenças cardiovasculares e oncológicas”, disse.