A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) está alertando a comunidade para um golpe que estão tentando aplicar aos consumidores, usando a campanha Nota da Gente. Esta semana, duas pessoas receberam um comunicado via SMS, informando que elas tinham sido premiadas e deveriam ligar de volta para o número que aparece no aparelho, para receber o suposto prêmio.
Estas pessoas não foram lesadas porque se dirigiram até a Sefaz para verificar se a mensagem recebida era verdadeira ou não. Lá descobriram que era um golpe, a Sefaz acionou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) que vai investigar o caso.
Hoje pela manhã, a Sefaz, através da Coordenação do Programa Nota da Gente, divulgou uma nota avisando a todos “os consumidores e ao público em geral que a informação oficial sobre premiação em sorteio é disponibilizada através do site do programa (www.notadagente.se.gov.br) no link “Meus Bilhetes.”
O comunicado alerta que, “em hipótese alguma a Coordenação do Programa Nota da Gente utiliza SMS (torpedos), mensagens via Whatsapp ou e-mail para se comunicar com o consumidor”.
A Sefaz ressalta, ainda, “para o cuidado com possíveis golpes em nome do Nota da Gente em que são solicitadas informações pessoais sob o pretexto de recebimento de premiação”. E complementa: “ao receber mensagens suspeitas ignore a informação e não siga as instruções em hipótese alguma”.
Servidor
Essa é a segunda vez, esta semana, que a Sefaz tem que se dirigir à comunidade, através de uma nota pública, para se posicionar a respeito de problemas. A primeira foi quando circulou um vídeo, nas redes sociais, de um servidor discutindo com um motorista. O caso está sendo apurado pela Corregedoria Fazendária e o servidor foi afastado das funções.