O consumo de energia elétrica em Sergipe, no primeiro trimestre deste ano, em termos relativos, recuou 2,6%, se comparado a igual período do ano passado. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) constatou que o total consumido no Estado foi de 953,4 mil MWh (megawatt-hora).
Da quantidade total de energia consumida nos três primeiros meses do ano, 75,6% ou 721,1 mil MWh foi gerada pelo mercado cativo, que abrange o fornecimento de energia elétrica pelas duas distribuidoras instaladas no Estado.
O volume restante, 24,4% ou 232,3 mil MWh, foi originado do mercado livre, onde os consumidores compram o insumo diretamente dos geradores ou comercializadores.
O consumo nas residências chegou a 318,9 mil MWh, assinalando alta de 8,4% em relação aos três primeiros meses de 2018. Na indústria, o consumo totalizou 273,2 mil MWh, assinalando retração de 16,8%, no mesmo comparativo.
Para o comércio, o consumo ficou em 169,1 mil MWh, com alta de 4,3%. Os outros setores registraram consumo de 192,1 mil MWh, assinalando queda de 1,1%. Ambas as variações são em relação ao primeiro trimestre do ano passado.
A análise foi feita pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que tem por finalidade prestar serviços ao Ministério de Minas e Energia (MME).