A Vivo sempre se preocupou com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores. E, durante a pandemia provocada pelo coronavirus, a empresa redobrou os cuidados e tem adotado uma série de iniciativas para assegurar que seus colaboradores atravessem esse período com qualidade de vida.
A empresa lançou recentemente, para colaboradores e dependentes do plano de saúde, o serviço de Pronto Atendimento Virtual – Telemedicina, em parceria com o hospital Albert Einstein. Com ele, é possível realizar consultas online de pequena complexidade com uma equipe médica especializada, onde o colaborador estiver e na hora em que precisar, diminuindo a exposição ao pronto-socorro. A consulta pode ser feita pelo computador ou celular. Mesmo sendo virtual, o protocolo de atendimento do médico segue padrões internacionais de medicina virtual e pode ser utilizado em casos como alergias leves, conjuntivite, dores de cabeça, dores de garganta, entre outros.
O trabalho remoto, que desde 2018 já era uma realidade na Vivo na frequência de duas vezes por semana para cargos administrativos, foi ampliado para cinco vezes e passou a incluir o Call Center. Com isso, mais de 20 mil colaboradores da empresa passaram a trabalhar de casa já no início da pandemia.
E, como uma nova rotina foi adotada na casa de seus colaboradores, a Vivo também preparou uma programação especial para ser veiculada no Workplace by Facebook – rede social interna da empresa, com lives de especialistas, abordando diversos temas, como dicas de como conciliar filhos e home office, criatividade em tempos de isolamento e como lidar com a solidão em tempos de quarentena.
Uma curadoria de conteúdos sobre melhores técnicas, dicas e ferramentas para aumentar a produtividade enquanto os colaboradores trabalham de casa também está sendo realizada, com atualizações duas vezes por semana, para tornar o assunto vivo e renovado. Assim como indicações de cursos online da própria Academia de Líderes da empresa nas áreas de liderança e digital e cursos virtuais gratuitos de grandes instituições sobre criatividade, felicidade, inteligência emocional, entre outros.
“Sempre nos preocupamos em cultivar um ótimo clima em nossos ambientes internos, onde a qualidade de vida dos nossos colaboradores estivesse em primeiro lugar. Agora, mais do que nunca, queremos proporcionar todas as possibilidades para que eles fiquem bem, em segurança e com saúde”, avalia Niva Ribeiro, VP de Pessoas da Vivo.
O cuidado da empresa se estende também aos técnicos de campo, que desempenham atividades fundamentais para que a Vivo leve seus serviços até seus clientes. Por isso, a companhia disponibilizou kits, contendo máscara, álcool em gel e luvas para que eles exerçam suas funções em segurança.
Além disso, a Vivo é uma das empresas signatárias do movimento “Não Demita” (www.nãodemita.com), que reúne mais de 2 mil companhias no país. A iniciativa sugere que empresários não realizem demissões até o dia 31 de maio de 2020. A ação recomenda que as empresas mantenham seus quadros de colaboradores para ajudar a evitar ou minimizar os impactos econômicos e sociais provocados pela pandemia. A Vivo é a única operadora de telefonia que apoia a iniciativa, que conta com grandes companhias dos mais diversos segmentos.
Novos colaboradores
A preocupação da Vivo com a saúde e bem-estar se estende também aos colaboradores recém-chegados. A empresa deu continuidade aos processos seletivos que estavam em andamento, porém, para a segurança de todos os envolvidos, a admissão foi realizada de forma digital, desde a assinatura do contrato até a ambientação dos colaboradores.
O “onboarding” dos 275 recém-contratados foi realizado por meio de transmissão ao vivo de conteúdos internos da empresa na ferramenta Teams, além de orientações online sobre treinamentos, integração com equipes, atividades, metas e objetivos.