O governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, disse no final da tarde de hoje, 5, no Twitter, que “dependendo dos números, podemos ou não avançar para a fase amarela, ou, na pior das hipóteses fechar o que já foi aberto”, referindo-se às taxas de ocupação de leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) com pacientes infectados pela covid-19.
Hoje, o Só Sergipe publicou uma entrevista exclusiva com Belivaldo Chagas quando ele já alertava para a possibilidade de não avançar o Plano de Retomada das Atividades. Nos dias 13 e 14 de julho ele terá duas reuniões importantes. A primeira será com o Comitê Gestor de Emergência (CGE) e depois com o Comitê de Retomada da Economia (Cogere).
Belivaldo lembrou, também, que continua ampliando “a quantidade de leitos públicos de UTI, que hoje chega a 188. Sempre deixei claro que a vida vem em primeiro lugar. Então, devo dizer que esta ampliação pode não ser suficiente para inciar a fase amarela do Plano”.
Também, no Twitter, o governador frisou que iniciou o Plano de Retomada “obedecendo a critérios técnicos e científicos relativos, principalmente, à taxa média de ocupação de leitos de UTI, que ficou abaixo dos 70% nos 14 dias que antecederam ao anúncio”.
O Boletim da Covid da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado na noite de sábado, 4, mostra que mais 1.574 exames testaram positivo da doença e houve duas mortes. Com isso, Sergipe tem 29.761 pessoas infectadas e 783 mortes. Aracaju tem 16.855 casos. A taxa de ocupação em UTI pública está em 80,7%, enquanto que na rede particular, 120,6%. Em enfermarias públicas a taxa está em 68,9% e privadas 97,4%.
Hoje à noite, a Secretaria de Estado da Saúde vai divulgar um novo Boletim Epidemiológico, atualizando os dados da pandemia da covid-19 em todo o Sergipe.