Os cinco shoppings, galerias e demais centros comerciais de Sergipe só irão reabrir a partir do dia 14 de agosto. A decisão foi anunciada hoje à tarde, pelo governador Belivaldo Chagas, frustrando as expectativas das associações dos lojistas e donos de shoppings que queriam retomar as atividades na quinta. Com isso, os shoppings perdem uma data importante para vendas: o dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto. Como consolo, os estabelecimentos poderão utilizar os sistemas drive thru e delivery.
A abertura desses estabelecimentos, quando ocorrer, deverão obedecer os protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde. As direções dos shoppings garantem que já têm todo o protocolo para reabertura. Durante o período de drive thru e delivery, não será permitido acesso de clientes ao interior das lojas e nos shoppings, as vendas ocorrerão nos estacionamentos.
No dia 13 de agosto, o Cogere volta a se reunir para discutir o próximo passo da retomada econômica, que é a fase amarela. Nela estão contidas as atividades de comércio de artigos de vestuário e acessórios; lojas de departamento e magazines; lojas de variedades; suvenires, bijuterias e artesanatos.