O município de Umbaúba, a 102 quilômetros de Aracaju, está recebendo hoje e amanhã (28 e 29), pela primeira vez, a 29ª edição da Gincana do Caminhoneiro. O evento é fruto de uma parceria firmada com os postos da Rede Siga Bem da Petrobras, juntamente com a Iveco, que patrocina a ação.
O circuito ficará montado, nestes dois dias, no Posto Reforço 2, localizado no km 179,5 da BR 101, onde estão sendo realizadas ações que visam manter os caminhoneiros saudáveis e prontos para enfrentar os desafios das estradas, sobretudo a covid-19. A ação conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura.
Veja aqui a programação completa da Gincana do Caminhoneiro
No quesito saúde, destaque para a realização de testes de glicemia, aferição de pressão arterial e temperatura, dicas sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar obesidade, e vacinação (de acordo com a disponibilidade da Secretaria Municipal de Saúde da cidade).
Higienizar a boleia
Após receber orientações sobre a prevenção de diversas doenças, o caminhoneiro também poderá aprender como evitar o contágio e conter a disseminação do coronavírus, através de informações sobre a adoção de hábitos imprescindíveis diante do novo contexto social, como distanciamento físico, uso constante de máscaras, quando trocá-las e como fazer a limpeza das mesmas, lavagem das mãos sempre que possível, uso de álcool gel, e outras atitudes que devem ser incorporadas ao dia a dia na estrada.
Além dos cuidados pessoais, instrutores da Gincana do Caminhoneiro destacam a importância de higienizar a boleia do caminhão e pontos estratégicos que possam ficar expostos à contaminação. Inclusive, após passar pelo circuito de saúde, o motorista é convidado a ir para uma pista, onde terá a oportunidade de colocar à prova o que aprendeu sobre o cuidado com a cabine e também testar habilidade no volante.
Para isso, deve percorrer um trajeto demarcado por cones, se preocupando em desviar deles e mostrando destreza nas manobras para concluir a pista. Aliás, esse teste proporciona ao caminhoneiro a chance de ganhar um caminhão Iveco Tector Zero Km.
É que a cada etapa da 29ª Gincana do Caminhoneiro, um participante da prova de slalom – o que obtiver o melhor tempo na pista e menos penalidades – é classificado para uma semifinal, na qual poderá conquistar uma vaga para a grande final, que premiará o vencedor com o caminhão zerinho.
Para se ter uma ideia, neste momento, a 29ª Gincana do Caminhoneiro está em sua segunda fase – que vai da 19ª a 36ª etapa -, classificando 18 bons de braço, para que estejam presentes na segunda semifinal do evento, que acontecerá no dia 13 de setembro, em Santo Estevão/BA. Na ocasião, eles irão disputar cinco vagas para a final, prevista para março de 2021, e ficar mais perto de realizar o sonho de ganhar um caminhão Iveco Tector.
Para participar da 29ª Gincana do Caminhoneiro, o profissional deve apresentar CNH categorias C, D ou E. E, embora o teste de habilidade seja gratuito, para conquistar sua oportunidade de ir para a grande final da Gincana do Caminhoneiro, o estradeiro precisa ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, basta apresentar um consumo de R$ 500 em combustível nos postos da Rede Siga Bem ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.