A Polícia Federal fez a contagem do dinheiro apreendido durante a Operação Distração, ontem, em Sergipe, e divulgou que foram apreendidos, em espécie, exatos R$ 13.129.217,00, fruto da investigação sobre uma suposta prática de exploração de jogos de azar, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e organização criminosas, no site Esporte.net. Todo esse dinheiro está guardado em caixas de papelão, dentro de máquina de lavar roupas e malas.
Na quarta-feira, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Aracaju, Itabaiana, São Cristóvão e Lagarto. Houve, ainda, sequestro de bens e um veículo de luxo foi apreendido.
A Operação Distração foi feita em conjunto com a Receita Federal, pois foi detectado que os envolvidos faziam movimentações financeiras incompatíveis com as rendas declaradas, atividades econômicas e ocupações profissionais. As investigações da Polícia Federal e da Receita Federal começaram em 2019.
Segundo informações passadas pela PF, a foram constatadas práticas características do crime de lavagem de dinheiro, como fragmentação de depósitos em espécie e fracionamento de dinheiro em diversas contas bancárias, para encobrir a origem e o valor total das transações. Além disso, foram identificadas operações de câmbio não autorizadas, com o fim de promover evasão de divisas.