sábado, 23/11/2024
Podem ser imunizados os aracajuanos com idade superior a 18 anos que apresentem comorbidades Fotos: Marcelle Cristinne/PMA

VacinaAju: entenda imunização de aracajuanos com comorbidades

Compartilhe:

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), continua a campanha municipal de vacinação neste mês de maio, adicionando aos grupos que podem ser imunizados os aracajuanos com idade superior a 18 anos que apresentem comorbidades. Para tanto, a Prefeitura preparou um cronograma, de maneira a escalonar a aplicação das doses e buscar vacinar os cidadãos inseridos nesta nova categoria o mais rápido possível.

Comorbidade é a manifestação de doenças simultâneas, normalmente ligadas à uma primeira, que agravam o quadro de saúde do paciente. Um exemplo é a obesidade, que, em geral, está associada à diabetes e à hipertensão.

Estas pessoas são priorizadas, porque quando um paciente com enfermidades preexistentes é diagnosticado com outra doença grave, como é o caso da Covid-19, o organismo é exposto a mais um risco, e portanto, fica mais fragilizado.

Waneska Barboza: “priorizar pacientes com comorbidades”

“Agora chegou a vez das comorbidades elencadas no Plano Nacional de Imunização. O objetivo é priorizar alguns pacientes em que observou-se que quando contaminados e com a presença dessas comorbidades, eles têm uma possibilidade maior de irem a óbito. Então, algumas das comorbidades previstas são, por exemplo, diabetes. Qualquer tipo de diabetes está previsto,  assim como pneumopatias graves, ou seja, asma, mas a asma, aquela em que o paciente precisa usar corticoide, de forma sistêmica. A hipertensão arterial é uma comorbidade que gera muita dúvida. Qual é a hipertensão que dá direito à vacinação? É a hipertensão arterial resistente, que é aquela em que o paciente usa vários medicamentos, de várias categorias e mesmo assim ele não consegue manter o controle da pressão. A hipertensão, estágio três também, que é aquela hipertensão em que você tem níveis pressóricos acima dos valores preconizados ou nesse caso, independente de lesão; ou uma hipertensão estágio um ou dois, mas que você já tenha uma repercussão de algum órgão alvo. Doenças cardiovasculares também estão preconizadas no Plano Nacional, são insuficiência cardíaca, as cardiopatias hipertensivas, as síndromes coronarianas, as valvulopatias, e arritmias cardíacas. No caso da arritmia cardíaca, são aquelas que têm instabilidades hemodinâmicas, por exemplo, uma fibrilação atrial”, explica a secretária da Saúde, Waneska Barboza.

Desta maneira, quem apresenta as seguintes condições estão contemplados com a nova fase de vacinação:

Vacina contempla portadores de comorbidades

Qualquer tipo de diabetes; pneumopatias crônicas graves, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (com uso recorrente de corticóides sistêmicos ou histórico de internação prévia por crise asmática).

Hipertensão arterial persistente, quando a pressão arterial permanece acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes.

Insuficiência cardíaca, independentemente de classe funcional, e cardiopatia hipertensiva. Síndromes coronarianas, como angina pectoris estável, cardiopatia isquêmica, pós-Infarto agudo do miocárdio e outras.

Valvopatias, como estenose ou insuficiência aórtica, estenose ou insuficiência mitral, estenose ou insuficiência pulmonar, estenose ou insuficiência tricúspide, entre outras.

Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas com importância clínica e/ou cardiopatia associada, como fibrilação e flutter atriais.

A vacinação prossegue neste final de semana

Presença de próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, como marca-passos, cardiodesfibriladores, ressincronizadores, assistência circulatória de média e longa permanência.

Doença cerebrovascular, acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório, demência vascular.

Doença renal crônica estágio três ou mais. Imunossuprimidos, ou seja, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, pessoas vivendo com HIV, entre outros.

Anemia falciforme, obesidade mórbida, síndrome de down, cirrose hepática e pessoas em tratamento de qualquer tipo de câncer

Gestantes e puérperas com comorbidades também se encaixam nesse grupo e podem ser vacinadas a partir de 18 anos. A vacinação dessas mulheres é realizada com o imunizante Pfizer e ocorre no auditório anexo à Escola Municipal Presidente Vargas e na UBS Sinhazinha.

Pessoas com deficiência e cadastradas no BPC também entram nessa etapa.

No caso de apresentar qualquer uma desta enfermidades listadas, o cidadão poderá ter acesso à vacina, tanto no drive-thru, como também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) disponibilizadas para essa finalidade, desde que apresente, no momento da imunização, relatório médico realizado nos últimos seis meses e esteja ciente do cronograma.

Calendário

A logística para imunização está definida da seguinte maneira: nesta sexta-feira, 14, começaram a receber a vacina os aracajuanos com comorbidades que tenham 55 e 56 anos. No sábado, 15, serão imunizados os cidadãos com comorbidades de 53 e 54 anos, e no domingo, 16, aqueles que têm de 50 a 52 anos. Na segunda-feira, 17, será a vez da população com comorbidades de 45 a 49 anos. Já na terça-feira, 18, poderão receber a primeira dose os aracajuanos com comorbidades de 40 a 44 anos, e na quarta-feira, 19, aqueles que têm entre 35 a 39 anos. Por fim, na quinta-feira, 20, serão vacinados os cidadãos com comorbidades que tenham entre 18 a 34 anos.

No momento, as pessoas incluídas no grupo prioritário da fase atual, além do drive no Parque da Sementeira, recebem a vacina nos seguintes pontos: UBS Augusto Franco, UBS Cândida Alves, UBS Marx de Carvalho, UBS Manoel de Souza, UBS Santa Terezinha, UBS Edézio Vieira de Melo, UBS Adel Nunes, UBS Hugo Gurgel, UBS José Augusto Barreto e no Cras João de Oliveira, funcionando das 8h às 16h.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Polícia Militar de Sergipe

Investimentos realizados na segurança pública posicionam Sergipe como estado mais seguro do Nordeste

  Sergipe é considerado o estado mais seguro da Região Nordeste, segundo estudo divulgado pelo …

WhatsApp chat