Após uma semana das alterações de circulação na avenida Nestor Sampaio e via próximas, realizadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), é possível perceber uma melhora na fluidez e segurança do trânsito nesta região da capital.
Desde a segunda-feira, 2, as seguintes vias passaram a ter sentido único: a Nestor Sampaio com direção à avenida Augusto Franco; já o tráfego na Nelson Hungria passa a ocorrer apenas sentido avenida Hermes Fontes; e a rua Abgail Ferreira Araújo Ramos também somente sentido Hermes Fontes. Essas novas regras de circulação integram o Projeto de Mobilidade Urbana de Aracaju, que requalificou os quatro principais corredores de transporte da cidade: Hermes Fontes, Augusto Franco, Beira Mar e Centro/Jardins.
A reorganização possui como objetivo melhorar a mobilidade urbana para todos. Já nos primeiros dias, os benefícios são bastante perceptíveis. “É perceptível a organização do trânsito, a fluidez, a maior mobilidade urbana na avenida e segurança para os motociclistas, motoristas e, sobretudo, pedestres”, explica o diretor de trânsito da SMTT, Tiago Alcântara.
As alterações foram feitas a partir do diálogo com a população da região, escutando, inclusive, os comerciantes locais, para que não houvesse prejuízo. Além disso, agentes da SMTT estão em pontos estratégicos da região, orientando os condutores sobre a nova mudança de circulação.
“Em toda implementação de uma mudança de circulação pela SMTT é montada uma operação onde os agentes de trânsito permanecem por aproximadamente 15 dias para orientar os condutores, reforçar as mudanças de circulação, para que haja segurança e se possa fiscalizar o desrespeito à sinalização”, ressalta Thiago.
Transporte público
Com a reorganização do trânsito, os trajetos de cinco linhas de ônibus que passam pelos bairros Luzia, Grageru e Ponto Novo foram alterados, ampliando o atendimento à população. As linhas são: 200 CIC1 – Circular Indústria e Comércio 01, 703 – Augusto Franco/Centro via Siqueira Campos, 706 – Santa Lúcia/Centro via Suíssa, 707 – Castelo Branco/Centro e 709 – DIA/Centro Via Clínicas.
Desde segunda-feira, 2, os itinerários das linhas ficaram da seguinte maneira: a 200-CIC1 e 703-Augusto Franco/Siqueira Campos passarão pelas avenidas São João Batista, Acrísio Garcez, rua Sinézia Barreto Moura, rua Francisco de Assis Delmondes, avenida Augusto Franco, rua Bom Jesus dos Navegantes e rua Castro Alves – isso no sentido Castelo Branco/DIA.
A linha 706-Santa Lúcia/Centro passa pela avenida Augusto Franco, rua São Judas Tadeu, rua Rafael de Aguiar e avenida Edelzio Vieira de Melo. Já a 707-Castelo Branco/Centro circula pela avenida São João Batista, rua Cel. João Gonçalves, rua Álvaro Nascimento, Largo Dom Fernandes Santos, avenida Acrísio Garcez, retorna para a avenida São João Batista e segue para as ruas Cel. Américo Batalha, Acre, Poeta José Sampaio e avenidas Gonçalo Rollemberg Leite, Dr. Francisco Moreira, Isaías Amâncio de Jesus e Augusto Franco.
A linha 709-DIA/Centro segue pela rua Castro Alves, rua José Deodoro dos Santos (Canal do Médici), av. Dulce Diniz (antiga estrada da Luzia), avenida Nestor Sampaio, rua Castro Alves, rua Bom Jesus dos Navegantes, rua Arnaldo Pereira Souza, rua Abigail Ferreira, rua Ministro Nelson Hungria e avenida Hermes Fontes.
Os itinerários das novas linhas já estão disponíveis no site da SMTT (www.smttaju.com.br) e através do app CittaMobi.