No próximo domingo, dia 13, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) dará início às comemorações do 167° aniversário de Aracaju com o tradicional Passeio Ciclístico, partindo da Colina do Santo Antônio até o Parque da Sementeira. O passeio, além de celebrar uma data importante para capital, visa incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte rápido, saudável e sustentável.
Aracaju possui cerca de 75 km de ciclovias e ciclofaixas nas principais avenidas e uma Área de Proteção à Prática do Ciclismo (APPC), que funciona às terças, quintas e sábados, na Orla da Atalaia. A Prefeitura de Aracaju tem investido para ampliar o número de espaços destinados aos ciclistas, e as obras mais recentes entregues à população possuem ciclovia ou ciclofaixa, a exemplo do Canal do 17 de Março. Atualmente, a SMTT está revitalizando a ciclovia da avenida São Paulo.
“O uso da bicicleta tem crescido não só para esporte e lazer, mas também como meio de transporte e essa é uma tendência mundial. A Prefeitura tem incentivado esse modal, revitalizando as ciclovias existentes e trabalhando para a criação de outras. O passeio é para celebrar o aniversário da cidade, mas também é mais uma maneira de estimular as pessoas a pedalarem. É saudável, é divertido, contribui para a mobilidade e é sustentável”, explica o superintendente da SMTT, Renato Telles.
O gestor de trânsito da cidade reforça o convite à população e a importância do uso da máscara de proteção durante o evento. “Com o avanço da vacinação e redução dos casos de Covid-19, estamos retomando a realização do passeio, mas com todo o cuidado. Trata-se de uma atividade ao ar livre, mas mesmo assim pedimos que todos estejam de máscara”, ressalta Renato.
Sobre o passeio
A concentração será às 7h na praça Siqueira de Menezes, na Colina do Santo Antônio, com largada às 8h. Os participantes percorrerão 10 km até o ponto final do passeio, no Parque da Sementeira. O trajeto seguirá pelas avenidas Simeão Sobral, Rio Branco, Ivo do Prado, travessa José de Faro, rua Santa Luzia, avenidas Augusto Maynard e Beira Mar até a rua jornalista Santos Santana, sendo encerrado na parte interna do Parque da Sementeira.
As inscrições serão feitas na concentração, no dia do evento. O ciclista receberá um adesivo para participar do sorteio das bicicletas, que será realizado no Parque da Sementeira. Para fazer a inscrição, basta levar 1kg de alimento não perecível que será doado a Instituição Beneficente Emmanuel (IBEM), associação civil situada no loteamento Marivan, no bairro Santa Maria, que presta assistência a crianças e adolescentes.