Em reunião do Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae), realizada nesta quinta-feira (24), o Governo do Estado flexibilizou a utilização do uso de máscaras no estado, e manteve as restrições para realização de eventos aos municípios com menos de 75% da população vacinada. As medidas passam a vigorar a partir da data de publicação no Diário Oficial do Estado.
O principal tema da 43ª reunião foi a tratativa a respeito da revogação da lei estadual que obriga o uso de máscaras no território sergipano, aprovada nesta semana pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
Ficou definido que o Comitê Técnico-Científico será responsável por decidir os detalhes a respeito do uso de máscaras e, de acordo com a nova determinação do Ctcae, o uso de máscaras passa a ser facultativo no Estado de Sergipe. Além disso, a Resolução nº42 traz recomendações quanto ao uso de máscaras em ambientes abertos e fechados e com circulação de pessoas.
Com base nas orientações da Sociedade Brasileira de Infectologia, fica recomendada a utilização de máscaras para pessoas com sintomas de resfriado comum, ou síndrome gripal; para pessoas que se expõem ao contato com indivíduos sintomáticos, como profissionais de saúde, trabalhadores de serviço de atendimento ao público, familiares de pacientes sintomáticos e situações correlatas; para pessoas não-vacinadas contra a Covid-19, ou que receberam imunização incompleta (menos de três doses, quando indicada a dose de reforço); para pessoas imunossuprimidas; pessoas com idade maior que 60 anos (principalmente maiores que 70 anos), em especial aquelas com doenças crônicas e gestantes. Além disso, a resolução recomenda a utilização das máscaras em locais fechados com aglomeração frequente; em locais abertos quando houver aglomeração e em serviços de saúde.
Eventos
Em relação à realização de eventos (sociais, esportivos, corporativos, esportivos, culturais, comerciais, e de lazer coletivo), em municípios com menos de 75% da população vacinada em 2ª dose, os eventos de lazer coletivo terão a capacidade de 3.000 em ambientes abertos/externos e de 1.500 em ambientes fechados/internos. Todos os demais tipos de eventos, a exemplo de eventos sociais e corporativos, permanecem com o limite de 5.000 pessoas em ambientes abertos/externos e 3.000 pessoas em ambientes fechados/internos.
Já em municípios com pelo menos 75% da população vacinada em 2ª dose, todos os eventos, incluindo os de lazer coletivo, ficam liberados sem restrições.
4ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos
Sergipe iniciou nesta quinta-feira, 24, a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19, para os idosos acima de 80 anos de idade. A recomendação foi realizada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), através de nota técnica enviada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), na quarta, 23.
Estão aptas a receber a quarta dose apenas as pessoas com 80 anos ou mais, que foram vacinadas com a dose de reforço (3ª dose) há pelo menos quatro meses. A orientação do Ministério da Saúde (MS) é que as vacinas Astrazeneca, Pfizer e Janssen sejam aplicadas nesta nova etapa da campanha contra a Covid-19.