Um levantamento publicado pelo jornal Valor Econômico, nesta terça-feira (12), apontou que os investimentos do Governo de Sergipe saltaram de R$ 38 milhões em 2021 para R$ 64 milhões entre janeiro e fevereiro de 2022. Foi um aumento em torno de 70% em setores, que envolveram a Infraestrutura, Saúde, Educação, Segurança Pública, além do Funcionalismo Público em relação ao mesmo período do ano passado.
Para o secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Marco Antônio Queiroz, o resultado é fruto do novo momento que vive o Estado de Sergipe, com a retomada da sua capacidade de investimento. “O investimento público é fator decisivo para o crescimento de emprego e renda, especialmente neste período de pós-pandemia. As condições oferecidas pelo Estado na direção do desenvolvimento são referenciais para que empresas e empresários decidam realizar a expansão de seus negócios no estado”, destacou.
Os dados de receita e despesa do primeiro bimestre, levantados pelo Valor Econômico, foram a partir dos relatórios fiscais entregues pelos Estados à Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Foram utilizadas as receitas realizadas e as despesas liquidadas. Os gastos com investimentos consideraram as despesas primárias de capital. Os valores do primeiro bimestre de 2021 foram atualizados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Ainda segundo levantamento, Sergipe foi o quinto estado do Nordeste com mais investimentos no período de 2022, superado apenas pelos estados da Bahia, Maranhão, Pernambuco e Piauí. No Brasil, Sergipe ocupa a 14ª colocação em volume de investimentos, superando estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Goiás e até o Distrito Federal.