Na manhã desta terça-feira (5), a Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) promoveu um encontro entre empresários, dividido em dois momentos: o primeiro foi para o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SE) apresentar o programa Brasil Mais, que visa ajudar o pequeno e médio empreendedor a aumentar o faturamento com a redução de custos, e o segundo momento, para que o núcleo Centro Forte falasse sobre o retorno do projeto no segundo semestre deste ano.
Sebrae Mais
Sobre o programa Sebrae Mais, o gerente da unidade de atendimento coletivo, Thiago Oliveira, informou que o programa teve início em 2019, como um projeto piloto para o restante do país, e que de lá para cá ajudou muitos donos de estabelecimentos comerciais a tornar a gestão mais eficiente. “Nossos analistas avaliam as empresas de forma individual, fazendo o mapeamento dos problemas que afetam o faturamento e os custos. Feito isso, fazemos um ranqueamento dos problemas e damos início ao processo de gestão financeira, tributária, e não apenas para o empresário como também para o trabalhador.” enfatiza Thiago.
Já o diretor técnico do Sebrae, Breno Barreto, destaca que não há custo nenhum para o empresário participar do programa, “a única exigência que fazemos é que as pessoas que aderirem ao programa participem de forma efetiva, que tenham compromisso. É importante ressaltar que o programa Sebrae Mais tem duração de 4 meses, com início no próximo dia 17 de julho.”
Para o presidente em exercício da Acese, Maurício Vasconcelos, o programa é muito bem vindo, principalmente por se tratar da gestão de negócios. “Aumento da lucratividade e redução de custos são palavras que todos os empresários querem ouvir, principalmente em um momento econômico delicado como este que estamos vivendo não só em nosso estado, mas como em todo o país. Tenho certeza que os empresários que aderirem ao programa vão sair mais capacitados e preparados para enfrentar qualquer dificuldade.”
Retomada do Projeto Centro Forte
Idealizado pela Associação Comercial e Empresarial de Sergipe, na gestão do presidente Marco Pinheiro, hoje licenciado, o projeto visa organizar as ações promocionais dos estabelecimentos comerciais do centro de Aracaju em datas comemorativas, a fim de maximizar os resultados financeiros durante os feriados do dia 12 de outubro, 15 de novembro e 8 de dezembro, além do natal premiado, que este ano virá em um novo formato com mais premiações para os consumidores que comprarem nas lojas do centro.
Para o coordenador do Núcleo Centro Forte, Luiz Fernando Melo, a retomada do projeto após a parada em função da pandemia, é uma iniciativa para reaquecer a economia, e ajudar os empresários da região central da capital a se reerguer. “Esse é o nosso primeiro diálogo com os lojistas para poder explanar nossas ideias, e também ouvir o que eles têm a nos sugerir. Não fazemos nada de forma individual, tudo o que propomos é feito coletivamente, para o bem de todos. Queremos a adesão de mais comerciantes para que possamos fazer algo ainda mais organizado e com bastante divulgação. Esse é o objetivo do núcleo para este ano.” finalizou Luiz Fernando.