sábado, 23/11/2024
Conheça fatores que o ajudarão na escolha dos canais sociais para o impulsionamento da sua marca Imagem: uihere.com

Como escolher os melhores canais de mídia social para o seu negócio

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Cleomir Santos (*)

Na era digital, marcas que não se importam com o alcance e a influência do marketing de mídia social estão perdendo uma chance clara para melhorar seu relacionamento e se engajar com potenciais clientes.

Só para ilustrar, cerca de 80% dos profissionais de marketing enxergam com bons olhos as redes sociais e confiam que através delas podemos obter um bom retorno sobre o investimento (ROI) quando criamos campanhas. Além disso, podemos obter informações valiosas sobre os clientes e impulsionar outras atividades de marketing de acordo com o Relatório de Tendências Sociais 2022 da Hootsuite.

Os profissionais e as agências de marketing digital ainda citam que uma estratégia de marketing nos canais de mídia social pode trazer ótimos resultados na geração de leads, melhorar o posicionamento de sites nos resultados de pesquisa e, consequentemente, aumentar o tráfego orgânico e taxas de conversão de uma marca.

Mas como você pode criar uma estratégia eficaz nas mídias sociais quando você não sabe quais canais deve escolher?

Com tantas opções, pode parecer assustador e cansativo quando você descobre que seu negócio precisa se posicionar e produzir conteúdo em canais como Instagram, LinkedIn ou TikTok.

Neste artigo, resolvi compartilhar um passo a passo simples que você pode seguir para ajudar a escolher seus canais sociais e tomar a melhor decisão com base nos fatores mais importantes.

 

Quais são seus objetivos ao criar uma estratégia de mídia social?

Ser capaz de alinhar seus canais de mídia social aos objetivos do seu negócio é essencial. Se você não pode explicar o porquê ou como um determinado canal irá ajudá-lo a alcançar seus objetivos, então é provável que você não deve se posicionar no mesmo.

Use as mídias sociais para aumentar a conscientização da marca

Primeiramente, você deve considerar plataformas bem estabelecidas com um grande público, pois isso irá ajudá-lo a direcionar uma ampla gama de perspectivas. Também vale a pena ter em mente plataformas populares e de nicho se você entender suas Personas e descobrir que a publicidade em uma rede como o TikTok, por exemplo, o ajudaria a se comunicar com um público mais jovem.

Um dos métodos mais eficazes para aumentar a conscientização da marca e ampliar o alcance é através do tráfego pago (esta é uma opção aconselhável, qualquer que seja o seu orçamento). Dessa forma, use um pouco do seu tempo para pesquisar e estudar sobre publicidade dentro das próprias mídias sociais disponíveis para você.

A plataforma de publicidade do Facebook, por exemplo, tem uma grande reputação por gerar resultados impressionantes. Visite https://www.facebookblueprint.com/

As mídias sociais ajudam na geração de leads

As mídias sociais são ferramentas fundamentais para agências e profissionais de marketing, principalmente quando o objetivo é gerar leads de alta qualidade. Através de campanhas direcionadas, você pode atrair perspectivas relevantes que podem ser nutridas em seu funil de vendas para transformar seguidores em clientes.

De acordo com a pesquisa do eMarketer, 59% dos profissionais opinam que o marketing de mídia social é a ferramenta de geração de leads mais eficaz em comparação com outras como: Email Marketing, Vídeo marketing, CRM etc.

Do ponto de vista B2B, o LinkedIn é conhecido por ser um campeão na geração de leads, seja através da conexão com grupos de pessoas de um nicho, criação de anúncios direcionados, participação em discussões ou pesquisas usando filtros avançados.

Os anúncios do Google também são altamente eficazes e muitas vezes desfrutam de um custo por clique (CPC) mais baixo do que uma campanha do Facebook e TikTok!

 

Quais canais seu público-alvo está usando?

Depois de alinhar seus objetivos com a escolha dos canais de mídia social, você precisa considerar onde seu público está interagindo.

Por exemplo, ter uma conta no Instagram para sua marca pode ser um esforço desperdiçado se o seu maior segmento de clientes for uma mulher de 70 anos. Da mesma forma, pode não haver um argumento persuasivo para promover seu negócio no Pinterest se você está querendo alcançar jovens.

As estratégias de mídia social mais eficazes são informadas pela demografia das mídias sociais. Essas informações orientadas por dados garantirão que sua estratégia e os canais escolhidos facilitem a abordagem mais relevante e direcionada possível, o que aumentará suas chances de conversão.

Usar uma ferramenta de gestão de redes sociais como a ETUS ajudará você a analisar seus seguidores atuais. Isso fornecerá dados de gênero, idade e localização para seus públicos atuais, o que ajudará você a decidir quais canais valem a pena manter uma presença, e quais não.

Se você ainda não escolheu nenhum canal ou gostaria de expandir sua marca para plataformas inexploradas, o Pew Research Center realizou uma análise que descreve a popularidade para muitas plataformas de mídia social.

Por exemplo, você sabia que online as mulheres são mais propensas a usar o Instagram do que os homens (44% vs. 36)? Ou que 50% dos usuários do LinkedIn ganham um salário acima de R$10.000,00?

Em suma, ao escolher seus canais de mídia social, sempre faça uma pesquisa se baseando em dados demográficos, em vez de se deixar levar por algumas tendências atuais.

 

Que canais seus concorrentes estão usando?

Assim como é importante analisar os canais que seu público-alvo está, devemos levar em conta quais são as mídias sociais que os concorrentes estão ativos. Isso fornecerá algumas informações importantes para medir a atividade do setor e ajudar nas suas decisões.

Pergunte a si mesmo:

  • Que tipo de conteúdo eles postam?
  • Eles criam conteúdo específico para cada plataforma?
  • Com que regularidade eles postam?
  • Quantas curtidas ou interações recebem?

Verificar o quão ativos seus concorrentes estão nas mídias sociais, bem como seus seguidores se envolvem com o que postam, fornecerá dados valiosos que você pode replicar para garantir o sucesso de sua estratégia.

Minha dica é usar uma ferramenta de análise de concorrentes para ver como os mesmos estão indo quando se trata de atingir seu público-alvo.

Recomendo usar o Ninjalitics, clique aqui e confira como usá-la.

O Ninjalitics, permitirá que você analise o conteúdo de melhor desempenho de seus concorrentes em termos de engajamento. Existem várias ferramentas de análise que você pode usar para realizar tais pesquisas nos concorrentes, então certifique-se de pesquisar as disponíveis e esteja ciente de suas próximas ações.

 

Que tipo de conteúdo você quer criar?

Esta é uma pergunta crucial, pois há uma variedade de diferentes tipos de conteúdo – alguns que complementarão seus objetivos de negócios e irão melhorar a identidade da marca, e outros que não.

Além disso, certos formatos de conteúdo são mais adequados para canais sociais específicos do que outros.

Se você escolher compartilhar atualizações do setor, notícias da empresa e boletins informativos

Esses formatos de conteúdo são tradicionalmente adequados para públicos B2B que podem ser encontrados predominantemente em plataformas profissionais como o LinkedIn.

Se você tem uma conta no Twitter da empresa ou uma pessoa física que você usa para fins profissionais, essas também são plataformas ideais para envolver outros profissionais com conteúdo específico do segmento.

Comentem, caso vocês precisem de alguns exemplos incríveis de conteúdos B2B para inspiração.

Caso você escolha compartilhar conteúdo em vídeo…

Se o conteúdo do seu vídeo for curto e objetivo para um público mais jovem, você pode continuar usando Instagram, TikTok ou até mesmo Snapchat. Se for mais longo e educativo, use Facebook e LinkedIn que também podem gerar altos níveis de engajamento. Sem mencionar a abertura de um canal no YouTube, o segundo maior motor de busca do mundo, que possui mais de 3 bilhões de pesquisas por mês.

Se você quiser compartilhar apenas conteúdo em imagem…

Se você possui uma marca B2C com um produto envolvente para vender, você pode querer considerar promover seu conteúdo no Pinterest e não se limitar apenas ao Instagram.

De acordo com o Shopify, 98% dos usuários aproveitam a plataforma para experimentar coisas novas com base no que veem. O Instagram é ideal para construir uma história de marca visual, já o Pinterest vem sendo utilizado cada vez mais por marcas que possuem um público amplo.

Se optar por um conteúdo editorial…

Para empresas que procuram ser vistas como autoridade no mercado, publicar um artigo na plataforma do LinkedIn pode expor sua marca a quase 800 milhões de membros.

Se você puder identificar os formatos de conteúdo para priorizar em sua estratégia de mídia social, você verá que será mais fácil escolher o canal adequado para sua marca.

 

Quantos canais você deve gerenciar?

Você sabia que muitas marcas usam vários canais de mídia social?

Embora seja improvável usar só um canal para mostrar sua marca ao seu público, usar tantos canais de mídia social pode ser complicado. Se você estiver ativo em muitas plataformas, você acabará se perdendo em meio a tantas atividades.

No entanto, se você contar com apenas uma plataforma para divulgar seu produto ou serviço, sua visibilidade e alcance da marca também podem sofrer com isso.

Através de uma ferramenta de agendamento e planejamento de conteúdo, como a ETUS, ajudará você a economizar tempo e maximizar seus recursos, permitindo que você agende postagens com antecedência. Você também pode postar o mesmo conteúdo em todos os seus canais ou fazer posts sob medida para determinadas plataformas.

Esse nível de automação permitirá que você incorpore mais canais em sua estratégia, mas é sempre importante começar pequeno. Depois de encontrar alguns canais sociais que funcionam para você, então procure experimentar uma nova plataforma. Se você adicionar novos canais em sua estratégia, você evitará desperdiçar tempo e dinheiro.

Você pode opinar sobre esse tema, ou sugerir quais assuntos que deveríamos abordar aqui na coluna ‘Marketing Descomplicado’.

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(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

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Sobre Cleomir Santos

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(*) Consultor de Marketing Digital , idealizador do Me Ajuda Cleo – Soluções em marketing digital e proprietário da C3 Viagens, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

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