Na noite de quarta-feira (27), duas startups em desenvolvimento no projeto Inova Senai tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos no auditório do Cetaf-Aju, com a presença de autoridades no assunto e instrutores da casa. O Inova Senai é uma ação de abrangência nacional direcionada a alunos, técnicos e docentes dos Departamentos Regionais (DRs) da instituição, voltada à captação e premiação de projetos de inovação desenvolvidos por meio de competências alinhadas com as demandas da indústria e do mercado brasileiros.
José Walter, gestor da Acelerase Startups, foi o guia de toda a cerimônia e trabalhou também como mentor dos projetos durante os quatro meses de incubação. O também membro da Acelerase, o CEO Marcos Vasconcelos, comentou que “a startup é uma fábrica de fazer sonhos se tornarem realidade. Não importa se são jovens ou pessoas maduras, o objetivo é atender pessoas capazes de transformar uma ideia de negócio em algo que facilitará a vida das pessoas”.
Logo em seguida, a gestora do programa de startups do Sebrae, Lara Andrade, apresentou a palestra “Inovação para a sociedade”, abordando também a presença das empresas no contexto local: oficialmente, o estado sergipano conta com 22 startups. É muito importante eventos como o do Senai para estimular, desde o ensino escolar, a fomentação de projetos criativos e viáveis.
Em Sergipe, o Inova Senai está sob a liderança de Manuella Carvalho desde 2016. Ela explica que os alunos trabalharam com a ideação dos projetos, com realização de testes e avaliações dos protótipos, observando se são escaláveis ou viáveis economicamente. “Nos dois grupos observamos que há potencial de mercado e trazem soluções adequadas e inovadoras”, disse Manuella.
Os dois grupos se apresentaram em seguida, são eles: “Ultrabelt”, que elaborou um cinto sensitivo para deficientes visuais, com captação de obstáculos a um metro de distância. O equipamento foi testado com 15 deficientes visuais, que aprovaram a ideia e confirmaram uso, se o protótipo fosse vendido no mercado; o segundo grupo, “Imunes”, apresentou um aplicativo para monitoramento de vacinas, similar ao fornecido para Covid-19 pelo SUS, porém focado em todo plano vacinal de uma pessoa. Neste último, 100 pessoas foram entrevistadas.
A banca examinadora foi composta por Lara Andrade, gestora das startups Sebrae; Prof. Dr. Antônio Martins, especialista em propriedade intelectual e docente Universidade Federal de Sergipe (UFS); e o empresário Ediberto Celestino, da startup Quero Delivery. Todos se surpreenderam com a qualidade dos trabalhos, sugeriram melhorias e incentivaram a persistência em seus projetos daqui por diante.
Para finalizar a cerimônia, o superintendente do IEL, Rodrigo Rocha, parabenizou todos pelos trabalhos e acredita que esse encontro é essencial para a inovação no mercado sergipano. “Acompanhei a seleção e execução dos dois projetos, esse é o pontapé inicial para novas ideias e processos que estão por vir. O Sistema S e as instituições de ensino devem estar alinhadas para fazer essas ideias acontecerem no mundo real”, finalizou Rodrigo Rocha.
Nos últimos anos, o Senai Sergipe tem incentivado ainda mais o empreendedorismo e a inovação, com aprimoração tecnológica que atende a demanda de mercado atual. A próxima etapa do Inova Senai será em âmbito nacional, a felicidade é imensa de levar projetos incríveis de Sergipe para todo o Brasil.