Com o objetivo de desenvolver ainda mais a área de tecnologia e inovação em Sergipe, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, tem discutido a criação de um curso técnico profissionalizante que aborde o tema no Senac em Sergipe. O primeiro deles estará disponível a partir do mês de outubro para a população e será voltado para a área de Inteligência Artificial.
A ideia surgiu de uma demanda do gestor da Sedetec, José Augusto Carvalho, que vinha discutido internamente no Governo a importância de um curso dessa natureza. “Dialogando constantemente com instituições parceiras, como a Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fapitec/SE) e o SergipeTec, percebemos que precisávamos o quanto antes ter um curso dessa natureza em Sergipe, por isso, iniciamos a busca por instituições de ensino que acreditassem na proposta e ficamos muito satisfeitos com a parceria firmada com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac”, explica.
Segundo o secretário, o objetivo é que no futuro, mais cursos envolvendo a temática da tecnologia surjam, e que Sergipe tenha, em um curto espaço de tempo, um MBA na área. “Precisamos profissionalizar a inovação em Sergipe”, pontua.
Com o curso Sergipe se insere no contexto de formação profissional para o desenvolvimento de pessoas capacitadas para produção de softwares de inteligência artificial. As aulas serão ministradas no complexo de tecnologia e no Apple Lab do Senac.
“Estimular o desenvolvimento de tecnologia é importante para que Sergipe se destaque no cenário nacional. Nessa parceria entre Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e a Sedetec, todos ganham, pois iremos trabalhar em conjunto para estimular a formação de desenvolvedores de softwares de inteligência artificial, fazendo com que os profissionais qualificados pelo Senac sejam mais completos, com o apoio da secretaria”, frisa o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, Marcos Andrade.