O candidato a deputado estadual Marco Pinheiro, PL, reuniu empresários hoje para um café da manhã, com o objetivo de falar sobre os motivos que o levaram a disputar uma das 24 vagas no parlamento estadual. “As pessoas querem um representante da Assembleia Legislativa de Sergipe que defenda o emprego, que gere mais crédito, mais apoio ao empreendedor, ao micro e pequeno empresário”, destacou.
Faltando 25 dias para as eleições, que ocorrerão no dia 2 de outubro, Marco Pinheiro, que é um dos empresários sergipanos mais conhecidos do Estado, afirmou que é uma pessoa “predestinada à defesa e não ao enfrentamento”, por isso quer defender a pauta, não só dos empresários, mas também dos funcionários destas empresas. Ele disse que o candidato a governador Valmir de Francisquinho, PL, se eleito, deve chamar à ordem entidades como Sebrae, por exemplo, para atuar em parceria com o Estado na geração de empregos para a população.
Com um chapéu de couro na cabeça, Marco Pinheiro lembrou do seu tempo como marcador de quadrilha, das festas que animou nas escolas onde trabalhou. Empresário do setor de segurança, ele é proprietário da Pinheiro Segurança, localizada no bairro Aruana, na zona sul da capital.
Durante o café da manhã, que ocorreu das 7 até as 9 horas, empresários e profissionais liberais apoiaram a candidatura de Marco Pinheiro. Para Juliano Souto, da Fasouto, “Marco Pinheiro é um exemplo para todos nós”, e frisou que todos os empresários devem apoiá-lo. De Itabaiana, o empresário Givaldo Marcelino, primeiro vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabaiana (Acese), destacou a importância de Marco Pinheiro para o setor empresarial e ressaltou que tê-lo como representante no parlamento estadual será importante para a categoria.
Vida empresarial
Marco Aurélio Pinheiro Tarquínio é um sergipano-paulista. Ele nasceu no dia 23 de março de 1964 no município de Ribeirão Pires, no Estado de São Paulo. Aos quatro anos chegou em Sergipe com a família – o pai era da Receita Federal, depois foi para o Fisco estadual – em Aracaju, gostou e nunca mais saiu daqui.
Aqui, ele plantou raízes, família e empresas. Hoje comanda quatro delas na esfera de segurança pessoal e patrimonial, com as quais gera quase mil empregos diretos. É filho de Hildebrando Tarquínio da Silva e de Josefa Pinheiro Tarquínio. É casado com Franqueline Perfeira de Melo Tarquínio, com quem tem dois filhos: Emanuella Tarquínio e Gabriel Marques Tarquínio, que dão suporte a ele nos negócios da família.
Atuou como vice-presidente da Federação Nacional das Empresas de Vigilância. Também exerceu a vice-presidência da Acese sendo eleito duas vezes para presidi-la. Em 2019, assumiu a cadeira de presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae em Sergipe.
Afastou-se de ambos os cargos para deixar o nome à disposição do Partido Liberal, do qual é filiado, como candidato a deputado estadual em 2022. A convenção do PL, que homologou o seu nome ocorreu em 5 de agosto deste ano e naquela oportunidade ele disse que se sente “pronto, feliz e honrado com esse compromisso de disputar uma cadeira na Alese. A festa da democracia foi lançada, conversar com os amigos e sentir essa energia é maravilhoso. A tarefa não será fácil, mas juntos venceremos”.