quinta-feira, 21/11/2024
Percebe-se cada vez mais organizações trabalhando em alternativas para gerar mais saúde de seus colaboradores

Novembro Azul e campanhas nas empresas

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Cleomir Santos (*)

Inicialmente concebido em 2003 na Austrália, o Novembro Azul é uma campanha que visa a conscientização do câncer de próstata, um dos mais populares e perigosos para o público masculino.

Dito isso, com o passar dos anos surgiu a importância de agregar ideias para o Novembro Azul dentro das empresas, ajudando assim,  mais pessoas a se conscientizarem dos riscos, aprenderem a se prevenir e também, ajudarem outros amigos e familiares.

Vemos cada vez mais organizações trabalhando em alternativas para gerar mais saúde, bem-estar e conscientização para seus colaboradores. Então vamos ver nesse artigo quais ideias de Novembro Azul podem ser aplicadas em seu negócio?

Tenham uma ótima leitura!

 

5 ideias de ação para o Novembro Azul

Logo abaixo, reuni algumas das campanhas mais interessantes que as organizações têm trabalhado anualmente para promover e disseminar a conscientização sobre os riscos do câncer de próstata durante o Novembro Azul!

1. Palestras com profissionais da saúde

Os urologistas, por exemplo, podem ajudar seus funcionários a entender tudo sobre a doença – desde os sintomas, fatores de risco e, até mesmo, os meios de detectar, diagnosticar e tratar o câncer.

Isso pode ajudar em parte, porque ainda há muita desinformação sobre o assunto. Se sua empresa traz um profissional especializado para explorar esse assunto coletivamente, há uma concentração de conhecimento que pode ser compartilhada entre os colegas.

Em suma, essa ideia tende a motivar a busca pelo exame.

2. Arrecadação de chapéus

Por ser uma doença que afeta homens, o câncer de próstata atinge o corpo de diferentes maneiras. O tratamento em si muitas vezes afeta a saúde e até a autoestima.

Por exemplo: a quimioterapia tende a ter um efeito colateral muito comum, que é a queda de cabelo. Assim, entre as ideias para o Novembro Azul nas empresas pode haver uma campanha de coleta de chapéus.

É uma ação simbólica, mas ajuda os homens que sofrem um duro golpe na autoestima quando os fios começam a cair.

Com essa campanha, as pessoas contribuem de forma simples e delicada, mas com profundo significado para aqueles que sofrem física e psicologicamente durante todo o tratamento contra o câncer.

3. Participação de toda a equipe

Internamente, o setor de Recursos Humanos pode trabalhar com ações que mostrem o engajamento de toda a empresa nas campanhas para o Novembro Azul. Por exemplo: a distribuição de camisetas azuis.

Dessa forma, as pessoas podem usar em dias específicos ou ao longo do mês, dependendo das ideias aplicadas. Outro ponto interessante é resgatar as raízes desta campanha pedindo aos homens que cresçam seus bigodes – ou que todos usem bigodes falsos, envolvendo todos de forma criativa e divertida.

4. Compartilhando as campanhas no online

É importante usar as mídias sociais da empresa para promover suas ações! Para cada ideia desenvolvida, compartilhe em todos os canais online onde sua marca se relaciona com seu público.

Dessa maneira, a conscientização é maior, mais pessoas são impactadas e as campanhas são muito mais propensas a alcançar e inspirar aqueles que nem sequer trabalham com você.

5. Parceria com consultórios

Além das palestras já mencionadas, é possível oferecer aos seus colaboradores consultas com descontos ou até mesmo gratuitas. Tudo depende do tipo de parceria que você vai fazer com os consultórios médicos.

Isso pode contribuir ativamente no incentivo de pessoas a serem avaliadas e verificar seu estado de saúde. Isso nada mais é que uma maneira valiosa de dizer, explicitamente, o quanto sua organização está preocupada com o bem-estar e a saúde de todos os funcionários da empresa.

Portanto, vale a pena conhecer exatamente o perfil de seus funcionários. Dessa forma, não faltarão ideias para o Novembro Azul.

Você pode opinar sobre esse tema, ou sugerir quais assuntos que deveríamos abordar aqui na coluna ‘Marketing Descomplicado’.

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(*) Consultor de Marketing Digital e idealizador do Me Ajuda Cleo, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

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Sobre Cleomir Santos

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(*) Consultor de Marketing Digital , idealizador do Me Ajuda Cleo – Soluções em marketing digital e proprietário da C3 Viagens, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

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