quinta-feira, 21/11/2024
Krav Maga
Alunos do Krav Maga no Centro de Treinamento

Sergipe receberá a maior autoridade de Krav Maga da América Latina para palestra gratuita sobre defesa pessoal

Compartilhe:

No dia 18 de novembro, Sergipe receberá a visita da maior autoridade em defesa pessoal – Krav Maga – na América Latina.  O grão mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan) vai avaliar, pessoalmente, a evolução dos praticantes da defesa pessoal israelense do estado e, ainda, realizará uma palestra gratuita, aberta para quem quiser saber mais sobre como é possível se sentir mais seguro, mesmo com o constante aumento da violência urbana. O evento será no Centro de Krav Maga de Sergipe (Av. Beira Mar, 1924, Aracaju), às 18h30 e, para participar, basta fazer a inscrição.

Krav MagaPresidente da Federação Sul-Americana de Krav Maga, a precursora do Krav Maga na América Latina, grão mestre Kobi é ex-combatente nas Forças de Defesa de Israel, com MBA em Segurança Nacional pela Israeli College of Security and Investigation em Hod Hasharon em Israel e Newport University, nos Estados Unidos.

Ele foi aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld, e foi seu primeiro faixa-preta a sair de Israel com a missão de difundir a técnica pelo mundo. Chegou à América Latina, mais especificamente no Brasil, em 1990, para apresentar a modalidade de defesa pessoal israelense a civis e militares.

Na cidade do Rio de Janeiro, fundou e hoje dirige a Federação Sul-Americana de Krav Maga, a precursora do Krav Maga na América Latina, hoje com academias no Brasil, Argentina, México e Portugal. A Federação desenvolve a prática regular no mundo civil e, ao mesmo tempo, a realizar treinamentos para forças de segurança pública e privada, incluindo várias corporações militares e policiais, tais como: Comandos Anfíbios que atuaram nas Olimpíadas em 2016, Segurança Pessoal da Presidência da República, BOPE, entre outros.

Ao longo destes anos, o Krav Maga Mestre Kobi vem sendo reconhecido mundialmente por preservar as raízes da modalidade como foi criada na década de 40. Ainda hoje, o método de prática e de ensino que Grão Mestre Kobi aplica é o mesmo criado por Imi Lichtenfeld e utilizado em Israel.

A violência em Sergipe

Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), edição de 2022, houve uma redução de 20,5% no número de mortes violentas intencionais em Sergipe (em 2020, foram contabilizadas 988 mortes e, no ano passado, 792). Por outro lado, houve aumento no número de casos de lesão corporal seguida de morte: 2 em 2020 e 6 em 2021.

A violência contra a mulher também preocupa no estado: o número de casos de homicídio com vítimas mulheres se manteve estável entre 2020 e 2021 (42 casos em cada ano) e, nos casos de feminicídio, foi detectado um aumento de 14 casos em 2020 para 20 casos em 2021. Já as ocorrências de estupro passaram de 150 em 2020 – dos quais, em 135 dos casos, as vítimas eram mulheres – para 168 em 2021, sendo que, desses, 136 também tinham mulheres como vítimas.

Como o Krav Maga pode contribuir na diminuição dos índices de violência?

Criado por Imi Lichtenfeld, em Israel, para permitir a qualquer pessoa exercer o direito à vida, não importando sua idade, sexo ou porte físico, o Krav Maga é mundialmente reconhecido como defesa pessoal e não como arte marcial ou esporte.

A prática conduzida por um profissional devidamente habilitado prepara o praticante para desenvolver, tanto as habilidades físicas, quanto sua capacidade mental de controlar o medo e suas reações. Emocionalmente, o Krav Maga forma pessoas mais atentas, seguras e autoconfiantes. Do ponto de vista físico, estimula a prática de exercícios, respeitando o limite de cada um. Ainda assim, há o estímulo para que os alunos se exercitem diariamente.

“Quando o praticante muda a sua relação com o medo e passa a controlar a sua reação frente às situações de estresse e perigo, ele deixa de ser uma vítima”, afirma Grão Mestre Kobi.

A combinação do controle emocional com as técnicas simples e eficientes do Krav Maga, que buscam neutralizar o agressor, atingindo seus pontos sensíveis e vitais, como olhos, nariz, garganta, região genital etc, faz com que o praticante esteja apto para sair de qualquer situação de violência. Hoje, civis e militares adotam o Krav Maga no mundo inteiro por sua eficiência em combate.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Morre aos 66 anos, o ex-pugilista sergipano Maguila

  O ex-lutador de boxe, o sergipano José Adilson Rodrigues dos Santos, 66 anos – …

WhatsApp chat