quinta-feira, 21/11/2024
Gasoduto de interligação trará a possibilidade de novos negócios na área do gás no Estado Fotos: Arthur Paganini

Projeto de interligação do Terminal de GNL da Eneva à malha da TAG evolui com o recebimento dos primeiros tubos para construção de gasoduto em Sergipe

Compartilhe:
Foram fabricados aproximadamente 2.400 tubos

O projeto de construção do gasoduto de transporte de gás natural e infraestruturas de acesso necessárias para conexão do Terminal de Armazenamento e Regaseificação de GNL da Eneva à malha da Transportadora Associada de Gás (TAG) evolui conforme planejado. A etapa de recebimento dos tubos fabricados em aço carbono de liga especial, necessários à construção dos 25 quilômetros de gasoduto, na área de obras do empreendimento, foi iniciada no último sábado, 7. Ao todo, foram fabricados aproximadamente 2.400 tubos, com 12 metros de extensão e 24 polegadas de diâmetro cada. 

 

O projeto representa mais um importante avanço no processo de abertura e expansão do mercado de gás natural no Brasil, viabilizando o acesso de uma importante fonte de suprimento à demanda nacional do energético.

 

Para o transporte serão utilizadas cerca de 280 carretas ou caminhões articulados para efetuar o deslocamento entre a fábrica, em Pindamonhangaba (SP), até o canteiro de obras, no município de Barra dos Coqueiros. A previsão é que, até o fim de janeiro, sejam transportados cerca de 400 tubos, necessários à fase inicial das obras.

Ganhos para Sergipe

Valmor Barbosa, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, a chegada desses tubos é o passo inicial para a construção da estrutura que trará inúmeros ganhos para Sergipe. “O gasoduto de interligação trará a possibilidade de novos negócios na área do gás no nosso estado. Teremos um novo supridor, além de podermos atender aos consumidores livres, que poderão fazer aquisição do próprio gás, através do terminal de GNL”, lembra.

As atividades de construção e montagem do gasoduto estão previstas para serem iniciadas em fevereiro, após a obtenção de todas as autorizações necessárias. A Licença de Instalação foi emitida pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) em dezembro de 2022. 

Segundo o diretor Comercial e Regulatório da TAG, Ovídio Quintana, atualmente a empresa estuda, junto ao Governo do Estado de Sergipe, a aplicação do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) para aquisição de bens para construção do gasoduto. Dessa forma, parte dos tubos produzidos aguarda essa definição para ser enviado ao local da construção em Sergipe. 

Segundo o superintendente-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, a equipe técnica do Governo do Estado tem trabalhado incansavelmente na concretização do projeto. “Estamos empenhados em ver esse gasoduto pronto e temos intermediado tratativas com as áreas do governo necessárias, como Adema e Secretaria da Fazenda, a fim de garantir que o projeto seja concluído e entre em plena operação comercial”, completa.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Setor energético

Sergipe participa de debate em Brasília sobre o setor energético

  Em busca de compartilhar experiências e adquirir conhecimentos sobre o segmento energético, o Governo …

WhatsApp chat