sábado, 23/11/2024
Senac
Antônio Porto: "Quando o ChatGPT recebe uma pergunta ou um pedido para gerar um texto, ele usa todo o seu conhecimento [banco de dados] para dar uma resposta ou texto coerente e convincente"

A chegada do ChatGPT tem vantagens e desvantagens, segundo o gerente do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação do Senac, Antônio Porto

Compartilhe:
O programa de inteligência artificial ChatGPT, que significa “Chat Generative Pre-Trained Transformer” ou em tradução livre “transformador pré-treinado generativo de bate-papo”, chamou a atenção de todo mundo pela rapidez com que constrói textos resumidos e cria até poesia. Lançado em 30 de novembro de 2022, pela empresa OpenAI (Inteligência Artificial Aberta), o chat chamou a atenção do mundo e é alvo de muitas discussões.

Para Antônio Porto Neto, gerente do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação do Senac/SE (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), a chegada do ChatGPT  tem vantagens e desvantagens. Entre as vantagens estão as consultas técnicas e elaboração de textos mais rápido, enquanto que a desvantagem é a retirada de alguns empregos, como os de tradutor, criadores de copytext e atendentes de telemarketing.

“O ChatGPT é um programa para exibir comportamento inteligente semelhante ao do humano, porém nunca será um humano”, afirma Antônio Porto.

Mas nem tudo está perdido. O ChatGPT é um programa para exibir comportamento inteligente semelhante ao do humano, porém nunca será um humano. Com o ChatGPT, segundo sites especializados em Inteligência Artificial (IA), os programadores de jogos poderão se aposentar. Mas Antônio Porto não acredita nisso. “A parte técnica ele vai fazer rapidamente, mas o feeling e as ideias novas ainda terão que sair de um humano”, assegurou.

Essa ferramenta tem um diferencial muito grande se comparado com o que havia sobre IA num passado não tão distante. Antes, IA procurava na internet e falava apenas o que já tinha sido escrito pelo humano. “Esse [o ChatGPT] é o primeiro que acessa em seu banco de dados cinco ou mais livros e faz o próprio resumo com as informações de todos, com isso a interação humana começa a ficar mais natural”, explicou Antônio Porto.

Por enquanto o ChatGPT pode ser usado gratuitamente, mas, com certeza, não será assim eternamente. E as pessoas devem ter cuidado ao utilizá-lo para não correrem o risco de plagiar algum trabalho. O sistema possui ao todo 49 funções que vão desde criar histórias, slogans, fazer resumos de livros e filmes, cálculos, traduções, criar imagens e até mesmo programar em código.

Nesta entrevista com Antônio Porto, o Só Sergipe quis experimentar o ChatGPT para ver como esse programa se sairia, digamos, como “repórter”, por isso as perguntas no quadro em azul [logo abaixo] foram feitas pelo Chat.

Felizmente, de acordo com  Antônio Porto, o programa pode  fazer uma reportagem técnica, mas a emoção e o sentimento colocados no texto, “ele não tem como reproduzir. Pelo menos ainda não!”

Curta agora a entrevista com Antônio Porto.

 

SÓ SERGIPE – O que é o ChatGPT, qual a importância dele e como as pessoas podem acessá-lo?

ANTÔNIO PORTO – ChatGPT é uma programação com inteligência artificial que se comunica através de texto com o humano. É importante, pois permite interações humanas mais naturais. As pessoas podem acessá-lo por meio de aplicativos e serviços que o integram, como chatbots ou plataformas de inteligência artificial.

O ChatGPT é um modelo de chatbot que usa inteligência artificial (IA)

SÓ SERGIPE – O ChatGPT pode ser usado tanto por pessoas como por empresas? Pode ser empregado para automação, por exemplo?

ANTÔNIO PORTO – Sim, ele pode ser usado para traduzir um simples texto, ajudar em um trabalho escolar, como pode fazer um atendimento via mensagens de texto como WhatsApp etc.

SÓ SERGIPE – Essa ferramenta pode ser um divisor de águas, quando se fala em pesquisas escolares ou até universitária?

ANTÔNIO PORTO – Depende da forma que for utilizada, pois existem sites que podem colocar um texto e saber se foi feito por uma Inteligência Artificial ou por um humano.

SÓ SERGIPE – Que diferença essa ferramenta está começando a fazer e fará na vida das pessoas e das empresas?

ANTÔNIO PORTO – Até então, o que tínhamos era IA que procurava na internet e falava apenas o que já tinha sido escrito pelo humano. Esse é o primeiro que acessa em seu banco de dados cinco ou mais livros e faz o próprio resumo com as informações de todos, com isso a interação humana começa a ficar mais natural.

SÓ SERGIPE – Quais as vantagens e desvantagens no uso dessa plataforma?

ANTÔNIO PORTO – As vantagens são as consultas técnicas e elaboração de textos de forma muito rápida. A desvantagem é que vai tirar alguns empregos.

Inteligência artificial
Antônio Porto gerencia o Núcleo de Tecnologia do Senac

SÓ SERGIPE – Que cuidados as pessoas devem ter ao utilizá-la?

ANTÔNIO PORTO – Lembrar sempre que ilegalidades como plágio e apropriação intelectual também são validos para textos.

SÓ SERGIPE – Já é sabido que essa plataforma foi criada pela OpenAI (Inteligência Artificial). Qual a definição para Inteligência Artificial?

ANTÔNIO PORTO – Inteligência Artificial é uma programação (Sistema) para exibir comportamento inteligente semelhante ao humano.

SÓ SERGIPE – Qual é a principal diferença do ChatGPT para outros chatbots? 

ANTÔNIO PORTO – Nos Chatbots já são predefinidas as perguntas e as respostas, já o ChatGPT usa um banco de dados de tudo até o ano 2021 e consegue reformular as respostas.

SÓ SERGIPE – Alguns sites especializados em AI, já afirmam que essa plataforma pode aposentar os programadores de jogos. O senhor acredita nisso?

ANTÔNIO PORTO – Não! A parte técnica ele vai fazer rapidamente, mas o feeling e as ideias novas ainda terão que sair de um humano.

SÓ SERGIPE – Seguindo essa linha de profissões, algumas delas poderão deixar de existir no futuro?

ANTÔNIO PORTO – Sim! Como tradutor, criadores de copytext e atendentes de telemarketing.

SÓ SERGIPE – Como o ChatGPT foi treinado e por que ele é considerado uma linguagem modelo grande?

ANTÔNIO PORTO – O seu banco de dados foi alimentado por todos os livros, almanaques, revistas, textos da Web etc.  tudo até 2021 e tem em sua programação milhões de parâmetros, permitindo a uma ampla gama de questões e tarefas com uma linguagem mais próxima ao humano.

SÓ SERGIPE – Como o ChatGPT se compara com outros modelos de linguagem treinados por OpenAI ou por outras empresas?

ANTÔNIO PORTO – O grande diferencial do ChatGPT da OpenAI é o seu robusto banco de dados e a interação mais próxima do humano.

SÓ SERGIPE – Como o ChatGPT é usado para responder perguntas ou gerar texto?

Imagem: Canva

ANTÔNIO PORTO – Quando recebe uma pergunta ou um pedido para gerar um texto, ele usa todo o seu conhecimento (banco de dados) para dar uma resposta ou texto coerente e convincente.

SÓ SERGIPE – Como a precisão e a consistência da resposta do ChatGPT podem ser avaliadas e melhoradas?

ANTÔNIO PORTO – A IA é baseada em quanto mais informação mais se aprende, então quanto mais ele interagir com o humano mais ele terá uma resposta semelhante ao humano.

SÓ SERGIPE – Como o ChatGPT é integrado em aplicações de chat ou outros sistemas para suportar a interação humano-computador?

ANTÔNIO PORTO – Para se integrar a outros sistemas é necessário o API OpenAI.

SÓ SERGIPE – Depois disso, será que a profissão de jornalista está com dias contados?

ANTÔNIO PORTO – Jamais, pois ele pode fazer uma reportagem técnica, porém, a emoção e o sentimento humano que se é colocado em um texto ele não tem como reproduzir. Pelo menos ainda não!

Compartilhe:

Sobre Antônio Carlos Garcia

Avatar photo
CEO do Só Sergipe

Leia Também

Marcelo Vieira, palestrante: “Vejo que este é um país para quem está pronto; não para as pessoas se desenvolverem”

  Estimular as pessoas a terem uma cultura de excelência e, com isso, encantá-las. Foi …

WhatsApp chat