Sergipe vai sediar, entre os dias 10 a 12 de março, no Museu da Gente Sergipana, a 6ª Bienal de Orquídeas do Nordeste, que vai reunir 48 integrantes do Orquidófilos Associados de Sergipe (OASE). A abertura do evento acontece na sexta-feira, a partir das 14 horas. O objetivo é discutir e disseminar os conhecimentos sobre a técnica e a arte de cultivar orquídeas. No final do evento, haverá o sorteio de uma orquídea entre as pessoas que compareceram a bienal.
De acordo com a organizadora do evento e cultivadora de orquídeas, Christiane Loeser, o evento deveria ter sido realizado em 2021, mas foi suspenso devido a pandemia da Covid-19. Agora, com a retomada das atividades, a OASE decidiu realizá-lo. A expectativa é que estejam expostas mais de 100 orquídeas, que poderão ser comercializadas por alguns expositores.
“A OASE não tem objetivo de vendas, mas de incentivar o cultivo, trazer conhecimento, projetos de repovoamento de áreas devastadas. Temos alguns associados que tem orquidários que vendem. Estamos trazendo nesse evento dois orquidários de São Paulo para fazer vendas aqui”, explicou Christiane. As orquídeas podem ser adquiridas a partir de R$ 25,00.
A Bienal é feita a cada dois anos e tudo começou em Pernambuco, para agregar as associações do Nordestes e elas trocassem informações. Ao final de cada bienal, há um sorteio entre associações que têm interesse em sediar o evento. A última exposição ocorreu em Natal, no Rio Grande do Norte, antes da pandemia.
A programação da 6ª Bienal conta com exposição de orquídeas, palestras e oficinas sobre temas científicos e de cultivo, e com stands de orquidários comerciais destinados a vendas de plantas e insumos. A entrada é gratuita e com disponibilidade de estacionamento.