A possibilidade de proibição do TikTok nos Estados Unidos tem gerado muita discussão nos últimos tempos. Na última quarta-feira (01/03), o Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos EUA aprovou um projeto de lei que dá ao presidente americano, Joe Biden, o poder de proibir efetivamente o uso do TikTok entre os americanos.
Agora, a medida será analisada no plenário da Câmara e do Senado americano para determinar quais serão os próximos capítulos dessa história. No entanto, será que a proibição do TikTok realmente vai acontecer?
Por que essa onda de proibições?
As tensões entre a China e o Ocidente estão em alta, principalmente devido ao conflito na Ucrânia e possíveis ataques de espionagem. Com o TikTok sendo de propriedade da ByteDance, uma empresa sediada na China, há preocupações quanto à coleta e ao uso indevido de dados dos usuários do aplicativo. Apesar da ByteDance afirmar que os dados de usuários americanos são armazenados em Cingapura e nos EUA, já houve exemplos de funcionários da empresa acessando dados de usuários do TikTok para fins de pesquisa.
Por isso, as autoridades de segurança têm enormes preocupações com relação ao uso de dados dos americanos, e a mesma lógica de proibição também pode se aplicar aos cidadãos comuns.
O que pode acontecer?
O TikTok é um fenômeno entre jovens de todo o mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos em mais de 150 países. Nos EUA, ele foi baixado mais de 210 milhões de vezes em 2021, sendo o aplicativo mais baixado do mundo no mesmo ano. A proibição do TikTok para os cidadãos americanos seria uma perda enorme tanto para a empresa quanto para os usuários.
Acredita-se que o melhor caminho seja um acordo que permita separar os dados dos usuários dos EUA da China, ou a venda do TikTok para uma empresa americana, como foi avaliado durante a tentativa de banimento do aplicativo pelo ex-presidente Donald Trump em 2020.
Há muitos interesses privados envolvidos neste acordo, especialmente no mundo da publicidade, que tem investido pesado no TikTok. É possível que um acordo seja alcançado para permitir a continuação segura do TikTok nos EUA.
Em resumo, embora a proibição do TikTok nos EUA seja uma possibilidade, é provável que um acordo seja alcançado entre os EUA e a ByteDance para permitir a continuação do aplicativo nos Estados Unidos. Resta-nos aguardar os próximos capítulos dessa história.
Será que no futuro, iremos continuar com as mesmas redes sociais que temos hoje? Ou alguma destas terão prazo de validade e serão esquecidas, como o Orkut (Que não foi esquecido, mas sim “Ultrapassado no mercado”)
Obrigado por ler esse artigo até o final, e por acompanhar a minha coluna ‘Marketing Descomplicado’.
.
.
(*) Consultor de Marketing Digital , idealizador do Me Ajuda Cleo – Soluções em marketing digital e Co-Produtor, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.