As crianças e adolescentes do bairro Santos Dumont, na zona norte de Aracaju, terão a oportunidade de participar do projeto Gol do Brasil. A iniciativa utiliza a metodologia da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e incentiva o esporte como instrumento de mobilização para propiciar mais educação, saúde e cidadania aos jovens brasileiros.
O Gol do Brasil existe em vários estados brasileiros e, ontem, 19, chegou a Sergipe para incentivar o esporte de base. Além disso, o projeto visa favorecer a descoberta de talentos e ajudar as crianças e os adolescentes cadastrados, com idades entre 6 e 15 anos, que vivem em áreas de vulnerabilidade social. Dessa maneira, a iniciativa busca oportunizar o acesso à educação e à cidadania, por meio do futebol. Nesta segunda, os jovens receberam o novo fardamento completo, enviado pela CBF, composto por camisa, short, meias e mochila.
Em Sergipe, o projeto Gol do Brasil será realizado por intermédio da parceria entre o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, e a Federação Sergipana de Futebol (FSF). A Escola de Esportes Gerivaldo Garcia, localizada no bairro Santos Dumont, que já estimula a prática esportiva entre os 292 jovens atendidos, será a primeira sede do projeto. Os professores receberam capacitação profissional da própria CBF, por meio da CBF Social.
O diretor de Esporte e Lazer, Flávio Oliveira, explica como o Gol do Brasil vai funcionar em Sergipe. “Fizemos o cadastro de 60 crianças e adolescentes da zona norte de Aracaju que têm interesse pelo futebol. Eles terão aulas teóricas e práticas, no contraturno escolar, para que possam aprimorar as técnicas do futebol e, no futuro, se tornar grandes jogadores da modalidade. Eles também terão acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais e participarão de campeonatos internos e externos para adquirir mais experiência, tudo isso com o padrão de qualidade da CBF”, acrescenta.
A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, destaca a importância do esporte como instrumento de formação social. “O esporte é capaz de mudar a vida das crianças e jovens. Por meio do futebol e do projeto Gol do Brasil, queremos oferecer mais oportunidades e cidadania aos jovens sergipanos. Daqui poderão sair grandes talentos do futebol sergipano e até nacional. Vamos trabalhar para que isso aconteça. Estamos cedendo o espaço da nossa Escola de Esportes Gerivaldo Garcia e a nossa força de trabalho pessoal para que o projeto chegue em Sergipe e consiga fazer a diferença na vida desses jovens”, afirma a secretária.