Por Cleomir Santos (*)
O período de preparação para a Black Friday, uma das datas mais importantes do varejo no país, chegou. Vários varejistas já estão iniciando seu planejamento estratégico para alavancar as vendas de forma assertiva. No ano passado, a Black Friday não atingiu as expectativas devido a fatores como inflação e a proximidade com a Copa do Mundo, tornando a preparação deste ano ainda mais crucial.
De acordo com um levantamento da página Hora a Hora, em parceria com a ClearSale, mais de 4,5 milhões de pedidos foram feitos no e-commerce durante a Black Friday de 2022, resultando em mais de R$ 3,1 bilhões em vendas. Embora esses números sejam impressionantes, eles representam uma queda de 28% em relação ao ano anterior.
Para obter um desempenho melhor este ano, o investimento em comunicação e marketing pode ser a chave para atrair mais clientes e aumentar as vendas. Grandes players do mercado têm investido em marketing de influenciadores digitais. De acordo com dados da Influencer Marketing Hub, o investimento global em marketing de influência cresceu de US$1,7 bilhão para US$13,8 bilhões entre 2016 e 2021, destacando o impacto dessa estratégia na tomada de decisão dos clientes.
No entanto, o marketing de influência é uma estratégia comum apenas para grandes empresas. Para pequenos e médios empreendedores que possuem seus próprios e-commerces ou vendem em marketplaces, o investimento em criadores de conteúdo pode estar fora de sua realidade financeira.
Nesses casos, existem outras maneiras para PMEs aproveitarem a Black Friday e fortalecerem sua presença no comércio digital. Uma delas é a realização de campanhas de promoções para envolver sua base de clientes, aproveitando as redes sociais para espalhar essas mensagens.
Outras estratégias para a Black Friday incluem o investimento em anúncios pagos e orgânicos em locais estratégicos da web. É essencial prestar atenção à qualidade das imagens dos produtos e até mesmo criar vídeos que mostram detalhes dos itens à venda. Além disso, o uso de palavras-chave relevantes para o público e com bom desempenho em métricas de SEO é fundamental.
Para aqueles que vendem em marketplaces, a reputação da loja dentro desses ambientes é fundamental. Mencionei no artigo anterior na nossa coluna que ferramentas nos principais marketplaces medem o desempenho da reputação do negócio. Ter uma loja bem avaliada aumenta automaticamente a visibilidade dos anúncios da Black Friday, pois seus produtos estarão em destaque nas buscas dos clientes.
É importante também contar com um sistema de gestão que facilite aspectos internos da operação, como controle de estoque e emissão de notas fiscais. Ferramentas de ERP podem aumentar a produtividade e liberar mais tempo para o empreendedor se concentrar em outras atividades do negócio.
Em resumo, apesar das dificuldades do ano passado, a Black Friday continua sendo uma data de grande relevância para o e-commerce. Para obter melhores resultados, especialmente para pequenos e médios empreendedores, é fundamental começar o planejamento estratégico agora.
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Obrigado por ler esse artigo até o final, e por acompanhar a coluna ‘Marketing Descomplicado’.
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