O Fórum Permanente dos Conselhos das Profissões Regulamentadas de Sergipe recebeu na manhã desta segunda-feira, 18, o senador Laércio Oliveira (PP-SE) para um debate sobre a Reforma Tributária e seus impactos. O encontro aconteceu na sede do Conselho Regional de Educação Física de Sergipe (CREFI-SE) e contou com a participação de representantes de diversos segmentos.
O foco principal da reunião foi analisar os pontos da Reforma Tributária que afetarão diretamente as profissões regulamentadas, bem como as possíveis soluções e adaptações necessárias para garantir a continuidade dessas atividades essenciais sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Durante a discussão, o senador Laércio Oliveira enfatizou a importância de uma abordagem equilibrada na reforma, buscando a simplificação do sistema tributário e a redução de burocracias, sem sobrecarregar os profissionais com encargos excessivos. Ele também destacou a necessidade de manter um ambiente favorável ao crescimento econômico e à geração de empregos.
Laércio Oliveira apontou a necessidade de mudanças no atual sistema para simplificar e modernizar a cobrança de impostos e lamentou que o texto que será analisado agora pelo Senado Federal prejudique o setor de serviços com um pesado aumento de impostos.
Aumento da alíquota
A principal preocupação dos Conselhos é a possibilidade de aumento da alíquota para o setor de serviços de 17% para 30%. Segundo o presidente do Fórum Permanente dos Conselhos das Profissões Regulamentadas de Sergipe, Gilson Dórea Leite Filho, esse aumento poderá levar muitos profissionais para a informalidade.
“Isso nos preocupa porque é um segmento muito forte no Brasil que será afetado. A participação do senador nesse debate foi de fundamental importância porque ele ouviu o pleito e a preocupação de todos os conselhos, principalmente àqueles que serão afetados com a reforma tributária”, disse.
O presidente do Conselho dos Corretores de Imóveis (CRECI-SE), André Cardoso Costa, parabenizou o senador Laércio Oliveira pela explanação e destacou a importância do debate para o conhecimento das preocupações dos conselhos. “São milhões de profissionais inscritos, pessoas físicas que poderão ser prejudicadas. Só no Conselho dos Corretores de Imóveis, a nível de Brasil, serão mais de 600 mil profissionais e mais de 70 mil empresas imobiliárias impactadas negativamente”, afirmou
Sérgio Sobral, ex-presidente do Fórum, enxerga na política de Laércio Oliveira uma ponta de esperança para os conselhos e lembra que ele sempre lutou pelas entidades de classe e pelo setor de serviços, principalmente. “Eu acredito que agora vai melhorar muito com o Senador sendo baluarte e estando à frente dessa luta, não só para Sergipe, mas para todo o país. Ele já demonstrou isso quando foi presidente da Frente Parlamentar do Mercado Imobiliário”, comentou.