quinta-feira, 21/11/2024
A exposição “Andanças pelo Mundo” do globetrotter Luiz Thadeu acontece em São Luiz do Maranhão

Viajando pelo mundo através de fotografias

Compartilhe:

Por Luiz Thadeu Nunes e Silva (*)

 

Exposição de fotografias “Andanças pelo Mundo

Quinta-feira, 14/09, inaugurei a exposição de fotografias “Andanças pelo Mundo”, no Mirante da Cidade, em minha cidade, São Luís do Maranhão.

A exposição itinerante de fotografias, já esteve no aeroporto Marechal Cunha Machado. Em 2018, ao visitar 130 países, recebi da Infraero, então administradora do aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, a permissão para a colação de uma placa na entrada do portão principal. Sou o único brasileiro agraciado com uma placa em um aeroporto brasileiro, contando sua história de viajante.

Ao atingir 140 visitados, fui homenageado pelos Correios com um selo comemorativo, e a exposição de fotografia foi na Biblioteca Pública Benedito Leite, na praça Deodoro, no centro de São Luís. Foi de grande simbolismo ter recebido o selo dos Correio na Biblioteca Benedito Leite, pois foi lá, através dos livros, que primeiro conheci o mundo.

Agora, ao chegar a 151 países visitados em todos os continentes da terra, a exposição “Andanças pelo Mundo” chega ao 10° andar do antigo prédio do Banco do Estado do Maranhão, o BEM, no centro histórico da capital.

Com 42 fotografias de diferentes países, além de matérias de jornais, inclusive em língua espanhola.

Luiz Thadeu com os companheiros do Rotary Club
Luiz Thadeu com os companheiros do Rotary Club

As fotografias são registros de minhas andanças pelos mais longínquos e exótico lugares, revelando minha disposição em conhecer todos os 194 países, segundo a classificação da ONU.

As fotografias registram idas ao início do mundo, em Barrow, no Alasca, em uma placa que diz: “Topo do mundo”; ao Equador, o meio do mundo, latitude zero; e em Ushuaia, na Patagônia Argentina, “Fim do mundo”.

O Mirante da Cidade fez um ano de sua inauguração agora em setembro, sendo aberto ao público, através de agendamento via internet, de quinta a domingo, das 15:00 às 18:00 h.

Quando lancei o livro “Das muletas fiz asas” em junho de 2022, em São Luís, e em setembro em São Paulo, mostrei que todos nós somos capazes de realizar sonhos e atingir objetivos, desde que tenhamos foco e planejamento. A exposição “Andanças pelo Mundo” mostra que um cara de São Luís saiu pelo mundo, com suas limitações, pisou com suas muletas, em todos os continentes do mundo, e retornou para nossa Ilha do Amor.

Luiz Thadeu com amigos do Colégio Batista; e com o leitor Pedro Paulo

Na quinta-feira, dia da inauguração da exposição “Andanças pelo Mundo”, reuni amigos, colegas do Colégio Batista, antigos professores da faculdade de Agronomia, companheiros do Rotary Club, e um convidado especial. Pedro Paulo Corrêa, 12 anos, veio com a mãe Márcia, de Viana, especialmente para a abertura da exposição. Incentivado pela professora Teresa Perna, Pedro Paulo, aluno do Colégio Antônio Lopes, se tornou assíduo leitor de minhas crônicas.

Nestes dias pude mostrar a exposição “Andanças pelo mundo” em toda a mídia de nossa cidade: foram seis entrevistas para TVs, matéria dos dois jornais impressos, além de três entrevistas para rádios.

Caro leitor, amiga leitora, caso venha a São Luís lhe convido para uma visita ao Mirante da Cidade; além de assistir a um belo pôr do sol e ver os telhados do nosso rico e belo casario do centro histórico, você viajará pelo mundo com as fotografias.

Compartilhe:

Sobre Luiz Thadeu Nunes

Avatar photo
Eng. Agrônomo, Palestrante, cronista e viajante: o homem mais viajado do mundo com mobilidade reduzida, visitou 151 países em todos os continentes da terra. Autor do livro “Das muletas fiz asas”.  Membro do IHGM, Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão; ABLAC, Academia Barreirinhense de Letras, Artes e Ciências; ATHEAR, Academia Atheniense de Letras; e da AVL, Academia Vianense de Letras, membro da ABRASCI. E-mail: luiz.thadeu@uol.com.br

Leia Também

Trabalho

Os impactos dos problemas de comunicação nas empresas

  Por Diego da Costa (*)   Você já parou para pensar que a maioria …

WhatsApp chat