Com o objetivo de estimular a atualização do cartão de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos e retomar as altas coberturas vacinais impedindo a reintrodução de doenças já eliminadas, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará no próximo sábado, 7, das 8h às 13h, o “Dia D” da Campanha de Multivacinação. A ação acontece em nove Unidades da Saúde da Família (USF) e vacinará também adultos e idosos que estejam com a proteção em atraso.
Estarão de portas abertas no Dia D da Vacinação, as USFs João Bezerra (Areia Branca), Augusto Franco (Farolândia), Osvaldo Leite (Santa Maria), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Joaldo Barbosa (América), Cândida Alves (Santo Antônio), Francisco Fonseca (18 do Forte), José Machado (Santos Dumont) e Dr. José Calumby (Bugio).
Serão ofertadas vacinas contra a covid-19, influenza e outras do Calendário Nacional de Vacinação em várias etapas, a exemplo da BCG, Hepatite B, Poliomielite, Febre Amarela; Sarampo, Caxumba e Rubéola; Pneumocócica, dentre outras. Para se vacinar, os pais ou responsáveis devem ir às Unidades com cartão de vacinação e identidade ou documento da criança ou adolescente.
Além da atualização da caderneta vacinal, o público que comparecer às unidades inseridas na programação do Dia D da Multivacinação também terão acesso a consulta de enfermagem, consulta médica, pesagem do Bolsa Família – para conferir a saúde de crianças inscritas no programa -, atividades coletivas, palestra educativa, promoção em Saúde Bucal, atividades do Programa Academia da Cidade e agendamento de exames laboratoriais.
Dia D
O Dia D de Multivacinação de mobilização nacional se dá em função das baixas coberturas vacinais em todo o território brasileiro ao longo dos últimos anos. Em 2023, das vacinas direcionadas para crianças e adolescentes de até 15 anos na capital, apenas as BCG e Hepatite B, para crianças de até 30 dias, alcançaram o público estimado, com 167% e 159% de vacinados, respectivamente.
Contra a Covid-19, 603.810 pessoas receberam a primeira dose em Aracaju. Já com a segunda dose, 559.310 foram vacinadas. Receberam o reforço bivalente apenas 13,02% da população esperada com idade entre 12 a 17 anos; 20,06% entre pessoas de 18 a 59 anos; e 52,54% aquelas com 60 anos ou mais. Do público de 5.493 pessoas estimadas para receber a primeira dose da tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, 94% foram vacinadas. A segunda dose alcançou 74,11% deste público.
Um outro dado mostra que das 5.493 crianças e adolescentes aptos a tomarem a vacina contra a paralisia infantil, 3.927 delas se vacinaram com a poliomielite, que protege contra a doença. Contra a Hepatite A, vacinaram-se 81,59% do público esperado.