O prefeito Edvaldo Nogueira participou, nesta segunda-feira, 23, da abertura da Semana da Sergipanidade. Realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio-SE), a iniciativa ocorre na praça Fausto Cardoso, até o próximo dia 29 de outubro, com a finalidade de promover um espaço para apreciação das riquezas do estado, como o artesanato, cultura e culinária. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Aracaju que garantiu todo o suporte logístico necessário.
“Este é mais um evento maravilhoso que se inicia no Centro da nossa cidade. Com a Semana da Sergipanidade, apresentamos para os próprios sergipanos aquilo que temos de melhor em nosso estado, como a produção cultural, artística, a culinária, os diversos costumes e fazeres do nosso povo. É a nossa expressão transformando a praça Fausto Cardoso na praça do povo de Sergipe. Além disso, trata-se de um evento que atrai turistas, movimentando o nosso Centro e contribuindo para o impulsionamento do comércio central. Então, é um evento extraordinário e que a Prefeitura tem a felicidade de apoiar”, destacou Edvaldo.
O prefeito ressaltou também que, com os eventos sediados na praça Fausto Cardoso, o local “vem se transformando em um espaço de movimentação cultural, artística e religiosa da capital”. “Ou seja, um espaço onde estamos fazendo movimentos importantes para revitalização desta área fundamental da cidade. Somente neste período, estamos tendo a Praça Encantada, para as crianças, abrimos a Semana da Sergipanidade e, logo em seguida, no mês de novembro, teremos o Natal Iluminado, ou seja, uma programação desde outubro até dezembro. E tudo isso, fruto da parceria entre a Prefeitura de Aracaju, a Fecomércio e o Governo do Estado, todos unidos construindo essa ideia de que juntos podemos fazer mais, cada um com a sua parte. Estamos transformando essa praça neste palco de eventos importantes para todos nós”, salientou.
O presidente da Fecomércio, Fernando Carvalho, destacou a importância da parceria com a Prefeitura para a realização do evento. “A gestão de Aracaju é co-realizadora, junto com a Fecomércio e outros parceiros. A Prefeitura tem sido uma grande aliada para a execução de diversos projetos, e este é mais um. Estamos trazendo 18 restaurantes para apresentar suas comidas típicas, em cerâmica confeccionadas em Santana do São Francisco, um artesanato local, servindo até de souvenir para as pessoas levarem para casa. Além disso, contamos com estandes de mais 18 municípios trazendo as riquezas culturais para cá. Com isso, vamos, inclusive movimentar o centro da capital sergipana, valorizando essa belíssima praça Fausto Cardoso, símbolo da nossa cidade e do nosso estado, trazendo com isso mais consumidores, as famílias participando, aliado a um outro evento que estamos realizando concomitante a esse, que é a Praça Encantada. Ou seja, mais um presente para a nossa capital”, afirmou.
Programação
A Semana da Sergipanidade conta com extensa programação musical, cultural e recreativa. A estrutura possui palco principal, onde acontecem as apresentações, além de um espaço cenográfico, composto por diversas casinhas coloridas, que dão o contorno ao circuito, potencializando o turismo sergipano e a sua rica gastronomia. Outro atrativo do evento é o workshop culinário que acontece no ônibus Senac bistrô.
Há também um espaço para que os municípios sergipanos possam demonstrar, ao vivo, suas vivências. Entre as cidades representadas no local estão Itabaiana, Santana do São Francisco, Lagarto, Divina Pastora, Carmópolis, Boquim, Canindé de São Francisco, Estância, Laranjeiras, São Cristóvão, Itabaianinha, Tobias Barreto, Cedro de São João, Propriá, Barra dos Coqueiros, Campo do Brito, Poço Verde, Simão Dias e Nossa Senhora do Socorro.
Além da Prefeitura, são parceiros da Fecomércio na realização do evento o Governo do Estado, o Sebrae, Senac e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) seccional Sergipe.
“É importante ver parcerias como essa entre a Fecomércio e a Prefeitura de Aracaju sendo desenvolvidas aqui no Centro, trazendo as pessoas para a praça. É muito importante também porque esse evento conta com a participação de vários municípios, trazendo suas culturas e tradições. Esses municípios estão divulgando essa ação para que a gente possa fomentar o turismo interno, beneficiando toda a cadeia que faz parte do turismo, não só a hotelaria. Hoje, a ABIH tem a missão de promover o turismo, divulgar lá fora, em todo o Brasil, e é importante ações como essas porque porque se tornam atrativos para o turista que vem a Aracaju. Temos a Semana da Sergipanidade, vamos ter o Pré-Caju, e tudo que agrega atividades para o turista fazer é importante”, considerou o presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis Seccional Sergipe (ABIH/SE), Antônio Carlos Franco Sobrinho.
Já na primeira noite, o evento recebeu grande público que foi ao local atraído pela programação diversificada. Foi o caso do casal Carlos Alberto da Conceição e Cleide Andrade. “Vi hoje pela manhã na televisão e fiquei muito curioso. Decidi conhecer de perto, acompanhado da minha esposa, para participar da abertura, inclusive com a presença de Chiko Queiroga e Antônio Rogério, pessoas natas, sergipanos, então, não poderia deixar de comparecer a este evento. Eu nasci em Aracaju, me criei em Aracaju e continuo em Aracaju, sou verdadeiramente um sergipano. Já passei nas banquinhas, já degustei algumas coisas e agora estou apreciando esse belo show”, declarou Carlos Alberto.