domingo, 17/11/2024
Juliano Cesar Faria Souto
Juliano Cesar: "Conseguirei cumprir a meta e entregar os resultados desejados"

Metas, cobranças, resiliência, resultados consistentes

Compartilhe:

Por Juliano Cesar Faria Souto (*)

 

Alguns desafios nos são postos em nossa vida pessoal e profissional e temos de saber enfrentá-los a despeito do quanto essa decisão possa mudar nossos conceitos, paradigmas, planos e aspirações.

Ao iniciar minha vida laboral aos 14 anos e estar atuando na linha de frente das empresas por mais de 40 anos, vislumbrei há 05 anos que a melhor decisão seria abrir espaço para uma renovação na gestão, sendo essa  através da  profissionalização do nível executivo e formação dos sucessores na linha estratégica (conselho).  Dito isto definimos uma data limite para minha aposentadoria executiva:  27.02.2024.

Final do ano passado, na reta final, após análises técnicas e reflexão própria e referendo do conselho familiar,  tomei a decisão de adiar essa data para 2030. Certo de que hoje,  com mais maturidade e com o aprendizado desses anos, conseguirei cumprir essa meta e entregar os resultados  desejados .

Nestes meses, pós decisão, minha principal missão é trazer o time junto para me apoiar na  implementação do dia a dia e formação de uma equipe de líderes capacitados, resilientes e com alta performance na entrega de resultados. Para tal investimos em promoções internas como a Dra Viviane como gerente DHO, desenvolvimento humano e organizacional, aliamos a experiência de meu amigo José Raimundo na logística e meus companheiros de jornada, José Anilton e Edilson na liderança das UN lojão e distribuição; cada um formando pouco a pouco um time de novos líderes mais jovens que nos sucederão. Para completar conhecimento e método através da conceituada MIDFALCONI nas operações e IBGC  (Instituto Brasileiro Governança Corporativa) onde as sucessoras Dra Fernanda Souto, Dra Maria Luísa e Dra Maria Julia obterão os conhecimentos necessários para tocar a visão estratégica e corporativa.

Próximo ao final do ano,  ajudado e motivado neste desafio  por um trecho da  palestra ministrada pelo  admirado e vitorioso ex-treinador de volei Bernardinho, faço agora um resumo de suas colocações sobre liderança – metas e equipe.

  • LIDERANÇA: detecta, ajuda, viabiliza, apoia, investe para extrair o máximo e para transformar o potencial de  seus times em resultados, sendo a cobrança uma das ferramentas eficazes para alcançar esse objetivo.
  • COBRANÇA:   busca reconhecer a capacidade/potencial do time. Não o fazer é frustrar as expectativas de desenvolver o máximo potencial de suas equipes
  • CONFIANÇA: assegura alicerce para uma relação de cobrança. Seu time tem que acreditar/confiar em você para aceitar suas  cobranças.
  • SINAL AMARELO: este surge quando a liderança deixa de cobrar.  Podemos estar vivenciando uma fase crítica de “harmonia excessiva” na qual impera a falta de confiança  e perda de expectativa  entre o líder e seu time .
Resiliência: capacidade do profissional superar seus desafios Imagem: Blog do Klist

Para dar consistência e transformar as metas e consequentemente cobrança em resultados precisamos trazer um componente pessoal interno: resiliência.

Inicialmente, vamos deixar claro a que se refere em termos simples:

resiliência: capacidade do profissional superar  seus desafios e pontos de melhoria com mais tranquilidade.. aprender  com situações adversas e ser capaz de ver o lado positivo delas.

 

Para tal, como quase tudo, podemos desenvolver essa habilidade das seguintes formas:

  • Ser uma pessoa adaptável
  • Focar em atitudes assertivas
  • Aprender com as situações
  • Procurar formas de liberar o estresse e a tensão
  • Confiar em si mesmo
  • Ter bases de apoio.

Outro ponto: resiliência requer persistência  (insistir nas ações) com elevado grau de adaptabilidade aos novos conceitos e mudanças de rumo.

Por fim, entendo que a resiliência pode ter um reforço espiritualizado muito ligado ao seu propósito de vida e suas crenças que podemos encontrar, inclusive, em  textos sagrados tais como :

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus”  Filipenses 4.6,7.

Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam. Tiago 1.12

 

O texto acima é minha livre interpretação dos artigos abaixo, portanto pode não refletir exatamente a mensagem dos autores, tampouco a posição das entidades empresariais que o autor participa.

Para fundamentar o texto foram consultados materiais de terceiros, tais como:

https://youtube.com/shorts/wnxWDjvTO2M?si=mZkG_aQ6x6gHiF7F.  

https://bibliacompartilhada.com/resiliencia-crista/

https://rockcontent.com/br/blog/resiliencia/ 

https://www.conexasaude.com.br/blog/resiliencia/#:~:text=Muito%20usada%20para%20descrever%20o,e%20equil%C3%ADbrio%20frente%20%C3%A0s%20adversidades

 

Compartilhe:

Sobre Juliano César Faria Souto

Avatar photo
Estanciano, 60 anos, Administrador de empresas graduado de Faculdade de Administração de Brasília com MBA em gestão empresarial pela FGV. Atua como sócio Administrador da empresa FASOUTO no setor atacadista distribuidor e auto serviço. Líder empresarial exercendo, atualmente, o cargo de vice-presidente da ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores. Autor do livro CULTURA EMPRESARIAL reflexões, vivências e aprendizados lançado em abril 2024 coletânea de quase 100 artigos escritos ao longo dos últimos 10 anos. Disponível para aquisição https://www.fasouto.com.br/produtos/detalhe/18276/livro-cultura-empresarial-por-juliano-cesar, com 100% da renda destinada ao Externato São Francisco de Assis.

Leia Também

A Proclamação da República e a influência da Maçonaria

  Por Gilberto Costa-Silva (*)   O 15 de novembro de 1889, data da Proclamação …

Um comentário

  1. Parabéns Juliano, excelente reflexão.

WhatsApp chat