O clima natalino já chegou à capital sergipana, com a belíssima decoração e as luzes do Natal Iluminado que dão ainda mais vida ao centro de Aracaju. Quem passa à noite pelas praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Almirante Barroso se encanta com uma imensidão de luzes e cores que enfeitam a região e trazem mais brilho à cidade. Esta é a sétima edição do Natal Iluminado, que teve início em 2017 e, desde então, tem atraído sergipanos e turistas de todo o Brasil. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Aracaju em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Sergipe (Fecomércio/SE), Governo de Sergipe, com o Serviço Social do Comércio de Sergipe (Sesc/SE), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Sergipe (Senac/SE) e patrocínio das empresas Construtora Celi, Energisa e Maratá.
Este ano, o Natal Iluminado é o maior de todos já realizados, contando com mais de 11 milhões de lâmpadas coloridas, o dobro de pontos de luz da edição passada. O maior atrativo é a árvore de natal interativa, com 38 metros de altura. Quem visita a árvore tem a possibilidade de entrar em seu interior, por meio de um túnel iluminado que deixa todos encantados com sua beleza. Para além da árvore, o visitante pode encontrar também o histórico Carrossel do Tobias, instalado em frente ao Palácio Museu Olímpio Campos; novas peças decorativas, como bolas, estrelas, sinos e anjos; além do desfile “Um Sonho de Natal”, com 15 alegorias e performance de artistas. O Natal Iluminado do Centro conta com uma programação diária que segue até o dia 6 de janeiro.
As luzes do Natal Iluminado deste ano foram acesas no dia 14 de novembro e, de lá pra cá, centenas de pessoas, aracajuanos e turistas, têm visitado o local todas as noites para aproveitar um pouco desse clima natalino. A iniciativa está inserida no calendário de eventos de Sergipe na alta estação e também inclui a decoração natalina no Parque da Sementeira e em outros pontos da cidade, como nas principais avenidas. Na Orla da Atalaia haverá ainda a Vila do Natal Iluminado, que será iniciada em 2 de dezembro, com vasta programação a ser desenvolvida pelo Governo do Estado em conjunto com a Fecomércio/SE.
A cada nova edição, o Natal Iluminado tem crescido em tamanho e beleza, transformando a cidade em um circuito de decoração e acendendo a esperança por dias melhores. Além de mostrar o potencial de Aracaju como um polo turístico para festas de fim de ano, atraindo visitantes, o evento também movimenta a economia e gera emprego e renda. Para o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bruno Moraes, esta é uma das ações municipais mais esperadas por todos no decorrer do ano. “Desde 2017, quando o Natal Iluminado foi idealizado pela gestão, juntamente com as empresas parceiras, que essa época do ano se tornou um período muito aguardado pelos aracajuanos. Assim, a cada ano o projeto ganha novas dimensões e uma roupagem inovadora que sempre surpreende as famílias e aqueles que são apaixonados por essa decoração temática que remete a sentimentos de fraternidade e nostalgia”, declarou.
Inspirado pela realidade vivida com o Natal Iluminado na capital sergipana, o presidente da Fecomércio/SE, Marcos Andrade, afirmou que a ação se estenderá também para outras cidades do interior, levando o desfile “Um Sonho de Natal”, que contará com 15 alas de alegorias, carros alegóricos e performance dos artistas. “Faremos a maior festa de toda história do Natal Iluminado. Todas as cidades participantes receberão o desfile, que é um espetáculo à parte. O Natal Iluminado é um evento que dá energia, literalmente, para o comércio e turismo de Sergipe. E agora vamos avançar para essa força chegar também ao interior. Faremos a maior festa natalina de todos os tempos”, disse Andrade.
Vendedores ambulantes
Para melhor atender ao público que, todas as noites, passa pelas praças para ver de perto o Natal Iluminado, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Emsurb, e juntamente com a Fecomércio/SE, organizou toda a logística do comércio ambulante além dos serviços de limpeza no local. Além disso, foram instalados banheiros químicos, pontos para a instalação de barracas, tendas, brinquedos e demais estruturas utilizadas pelos ambulantes. Conforme definidos entre os organizadores, peças recreativas, a exemplo de pula-pula e cama elástica, ficarão concentradas apenas na Praça Olímpio Campos, mantendo livre os espaços para a passagem dos visitantes, inclusive na área de acesso à Catedral Metropolitana.
“Toda essa logística é pensada para garantir o máximo de controle no uso dos espaços públicos e, claro, a tranquilidade daqueles que irão prestigiar a decoração e os outros atrativos do Natal Iluminado. A equipe de fiscalização vai estar a postos, fazendo um trabalho de orientação aos comerciantes que forem contemplados e observando também para que todas as medidas preventivas, e que garantem o bem-estar coletivo, sejam efetivamente cumpridas”, reforça o presidente da Emsurb, Bruno Moraes.
O gestor destaca ainda que o Natal Iluminado é um evento que movimenta a economia local e gera renda. “Por conta disso, há uma preocupação ainda maior da Prefeitura para que todos possam ter uma experiência positiva, ou seja, tanto os vendedores quanto aqueles que irão contemplar a ornamentação iluminada. Assim, como alinhado anteriormente com a Fecomércio, este ano a alocação das 126 vagas disponibilizadas será em espaços estudados de modo que não prejudique a movimentação do fluxo intenso de pessoas”, detalhou o presidente.
Além do apoio prestado pela Emsurb para a realização do Natal Iluminado, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju atua diariamente na região, ordenando o trânsito e garantindo a segurança de quem visita o espaço neste período. Para isso, foi montada uma alteração temporária no sentido de algumas vias na região, além de bloqueios, desvios e mudanças, também, no itinerário de ônibus que transitam próximo às praças.