Em breve, os jovens de Aracaju terão a oportunidade de realizar cursos de capacitação nas áreas de tecnologia, computação e inovação através do projeto Caju Hub, que será implantado no próximo ano na capital sergipana pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde).
O Caju Hub será um espaço destinado ao estímulo do empreendedorismo e do desenvolvimento de novos negócios na área tecnológica. A unidade será instalada no Centro de Arte e Cultura J. Inácio, na Orla da Atalaia. O foco do projeto é a formação de mão de obra para empresas do setor de tecnologia que já atuam no estado e para aquelas que se instalarem na cidade futuramente.
Segundo o secretário municipal da Semde, Victor Rollemberg, o prefeito Edvaldo Nogueira assinou o reconhecimento da Inovase como a organização social que tomará conta do Caju Hub quando estiver pronto. “É o poder público fomentando a iniciativa privada, que depois tomará conta do espaço. Essa organização vai cuidar da tecnologia que será colocada para poder melhorar a mão de obra dessa juventude. Mas todas as capacitações serão gratuitas para os jovens aracajuanos”, explicou.
Ainda de acordo com o gestor da pasta, o Caju Hub será um centro formador de mão de obra qualificada para programação de computadores. “Nós vamos desenvolver, para essa meninada, as leituras computacionais. Vamos falar de uma matemática que às vezes não se vê na escola e que é complementar para os alunos. E isso vai despertar para eles a oportunidade real de emprego, porque hoje o que a gente vê muito é a uberização do mercado de trabalho. E tem determinados setores que já estão estagnados. Mas a tecnologia de formação é aquela área que trabalha com análise de dados, sistema de informação, ciência da computação”, disse.
A previsão é de que o Caju Hub promova a formação de 400 alunos por ano, sendo eles jovens na faixa etária entre 11 e 18 anos. “O principal objetivo dessa qualificação é para que depois essa meninada possa caminhar com as próprias pernas. Que esses jovens possam ser empreendedores, tentem não ficar dependendo dos pais ou de emprego. E através de um computador e do celular, possam ter a livre iniciativa de se desenvolver e sustentar futuramente sua vida e de sua família”, declarou.
Rollemberg ressalta que essa iniciativa vai beneficiar a capital do Estado de Sergipe. “Aracaju atualmente é uma cidade que tem poucas indústrias. A capital vive do setor da saúde, da educação, do funcionalismo público e um pouco do turismo. E a tecnologia da informação é uma nova atividade econômica que nós estamos criando aqui, e a gente vai investir nisso nos próximos 10 anos, para que tenhamos na composição do PIB um crescimento nesse setor”, explicou.
O Caju Hub recebeu verba da emenda parlamentar do senador Alessandro Vieira, no valor de R$ 3 milhões, e também do repasse de mais R$ 3 milhões do Ministério de Ciência e Tecnologia, para o início do projeto.