O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), divulga nesta sexta-feira, 16, o levantamento de preços dos planos de internet. A ação visa monitorar o mercado e proporcionar uma referência de preços aos consumidores.
A coleta de dados foi realizada na quinta-feira (15), com consulta a sete operadoras. Foram considerados três diferentes planos disponibilizados por cada empresa, com especificação de mensalidades para internet com velocidade de conexão de 300 mega a um giga.
Na tabela é possível verificar, para a primeira opção e plano, com internet de 300 mega a 500 mega, valores de R$79,00 a R$120,00. Já a segunda opção de plano indicada no levantamento apresenta opções com velocidade de 500 mega a 750 mega e preços que vão de R$89,00 a R$139,99 por mês. Para os planos com internet de maior velocidade, com 700 mega a 1 giga, os dados apontam para valores entre R$109,00 e R$500,00.
A coordenadora do Procon Aracaju, Carolinne Bongiovani, ressalta que o órgão visa estimular o consumo consciente. “Apresentamos aos consumidores as variações de preços identificadas na ocasião da coleta de dados, para que eles possam ampliar suas percepções em relação aos benefícios da pesquisa prévia de preços. Essa prática possibilita um melhor planejamento financeiro, evitando o endividamento”, frisou.
Confira aqui a tabela completa
Atendimento
Para sanar dúvidas ou registrar denúncias, os consumidores podem entrar em contato com o órgão pelo SAC 151 ou pelo telefone 79 3179-6040, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Para o envio de solicitações, também é disponibilizado o e-mail procon@aracaju.se.gov.br.
Para reclamações de forma presencial, na sede do órgão, o consumidor deve agendar o atendimento de forma antecipada no site agendamento.procon.aracaju.se.gov.br ou pelos canais telefônicos.
Registro online
Na plataforma AjuInteligente, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, o cidadão pode acessar o novo serviço online ‘Defesa do Consumidor, no qual encontrará os campos “registro de reclamação” e “denúncia”.
Através deste serviço é possível relatar a situação e inserir a documentação pessoal e arquivos digitalizados que comprovem o fato ou que possam auxiliar os técnicos do órgão na análise do caso, como comprovante de residência, RG, contratos, registro fotográfico e de conversas em aplicativos de mensagens, números de protocolo e outros.