Em virtude das fortes chuvas que estão caindo na capital desde a noite da segunda-feira, 22, a prefeitura tem trabalhado buscando minimizar os efeitos dela. Equipes de técnicos têm monitorado as ocorrências para equacionar os problemas e dar assistência à população.
A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) está com equipes itinerantes se dirigindo para as áreas mais atingidas, a fim de limpar as galerias pluviais entupidas ou que não comportam a quantidade de água, resultado do descaso e falta de manutenção nos últimos anos. O trabalho está sendo feito simultaneamente às chuvas e para evitar ainda mais transtornos.
Equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) também estão organizando o trânsito nos locais de maior transtorno. Algumas vias precisaram ter o fluxo modificado, com desvios que estão sendo orientados pelos cerca de 50 agentes que estão atuando.
Regiões com histórico de alagamentos estão sendo monitoradas de forma mais específica. É o caso do Largo da Aparecida e o Conjunto JK, ambos localizados no bairro Jabotiana, Jardins e Salgado Filho, e dos bairros Cidade, Nova, Porto D’antas, 18 do Forte e vários loteamentos da zona Norte.
A Defesa Civil de Aracaju, em parceria com a Guarda Municipal (GMA), está atendendo a população através do novo número emergencial 199. O serviço tem como objetivo auxiliar as questões relacionadas à prevenção, socorro e assistência, de forma mais rápida e eficiente, garantindo segurança aos cidadãos.