O Governo de Sergipe trabalha para garantir aos mais de 160 mil alunos da rede estadual de ensino uma educação de qualidade e que os prepare para o futuro. Um desses exemplos é o programa ‘Sergipe no Mundo’, que nesta segunda-feira, 12, cumpriu mais uma etapa: a entrega dos kits aos 49 estudantes, entre 14 e 17 anos, que passarão um mês em intercâmbio em países de língua inglesa e espanhola.
A entrega do material foi realizada pelo governador Fábio Mitidieri com o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, em uma solenidade no Centro de Excelência Santos Dumont, na capital sergipana. Todos os alunos contemplados receberam um kit contendo o “Roteiro da Viagem”; “Manual do Intercambista”; um tablet para suporte na viagem; uma camiseta e duas etiquetas de bagagem; mala de 23kg; mochila; agasalho para o trajeto, com blusão e calça; necessaire; porta-documentos; camiseta; squeeze; bandeira de Sergipe e ajuda de custo no valor de mil dólares ou euros.
Para o governador, essa é uma oportunidade ímpar para o futuro dos alunos selecionados. “Nós temos uma preocupação com a internacionalização da Educação e todas as oportunidades que surgem por meio do estudo. Hoje, estamos carregados de emoção, pois é um momento único, no qual vocês estão desbravando um programa que se inicia agora”, ressaltou.
Fábio completou que os jovens viajarão acompanhados por um professor monitor e que até a data da viagem serão realizadas reuniões para explicar a dinâmica do intercâmbio. “Mais que um ganho educacional, eles terão também um enorme ganho cultural e de vivência”, reforçou.
No mesmo sentido, Zezinho Sobral, afirmou que esta etapa do programa é resultado do esforço e dedicação de um trabalho em grupo. “Esse é um momento especial para vocês que vão fazer o intercâmbio, mas é muito especial para a gente também. Estamos muito felizes e emocionado que este momento está acontecendo”, afirmou.
O programa Sergipe no Mundo é fruto de investimento total do Governo do Estado na ordem de mais de R$ 4,3 milhões. Os intercambistas terão uma extensa agenda de estudos em uma escola local, visitas culturais e passeios, além da convivência com uma família local de cada país onde irão se hospedar. Eles receberão um auxílio financeiro antes do embarque, no valor de R$ 7.041,66 durante a estada no país de destino.
Experiência única
Ansiosa pela concretização de um sonho, a aluna do 3° ano do Colégio Estadual Almirante Barroso, do município de Muribeca, Vitória Ugino, falou da felicidade em participar do programa. “Eu fiquei bastante feliz quando eu fui sorteada, porque a gente que é do interior não imagina que pode acontecer isso. Esse programa vai abrir muitas portas para mim e todos esses alunos que também vão participar dessa iniciativa”, declarou.
A mãe de Vitória, Josivania Vieira Santos, acompanhou a filha durante todo o processo e é grata ao Governo do Estado por proporcionar essa experiência à filha. “Eu espero que ela aproveite muito essa oportunidade e leve todo esse aprendizado para a vida”, desejou.
Amabílio Lemos é pai de Maria Clara, que estuda no Colégio Estadual José Figueiredo Barreto, localizado na capital sergipana, e divide com a filha a expectativa da primeira viagem internacional. “A sensação é de muita alegria, muita felicidade, desde o primeiro dia que soube que ela vai participar. Eu estou muito empolgado com essa ação do Governo do Estado. Com certeza, esses jovens voltarão ao Brasil com outra cabeça”, opinou.
Sergipe no Mundo
O programa ‘Sergipe no Mundo’ foi instituído pela Lei Estadual 9040/2022, que visa estabelecer o Programa de Internacionalização da Rede Pública Estadual de Ensino, com a finalidade precípua de promover a internacionalização da educação básica de alunos de ensino médio da Rede Pública Estadual. A iniciativa tem o objetivo de valorizar e incentivar o aprendizado de uma segunda língua durante o ensino médio, além de promover interesse no ambiente escolar e fortalecer laços de cooperação do Brasil com países amigos, por meio do intercâmbio estudantil. Será uma oportunidade de vivenciar experiências de imersão, socialização de cultura e de uma cidadania global.
A entrega do kit ‘Sergipe no Mundo’ é a última reunião antes do embarque, que acontece a partir do dia 16 de agosto. Esta é a primeira turma da rede pública estadual que vivenciará esse intercâmbio com duração de 30 dias em quatro países de língua inglesa e um país de língua espanhola: Vancouver/Canadá – 10 vagas; Waterford/Irlanda – 5 vagas; Boston/Estados Unidos – 10 vagas; Brighton/Reino Unido (Inglaterra) – 5 vagas; Sevilha/Espanha – 20 vagas.
Classificação
Como critério para a classificação, o estudante deveria estar matriculado em uma escola da rede pública de ensino de Sergipe, ter entre 14 e 17 anos, média igual ou superior a 7,0 em todos os componentes curriculares, ter frequência mínima de 75% e autorização expressa dos responsáveis.
Foram 184 alunos classificados e 50 deles participaram de um sorteio público que garantiu uma das vagas da primeira turma de intercâmbio. A intenção é que a cada semestre letivo, mais 50 alunos da rede pública participem do ‘Sergipe no Mundo’, contemplando 100 alunos por ano.