A Federação Sergipana de Atletismo, em parceria com a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e o Programa Seleções, está com inscrições abertas para a Escolinha de Atletismo, com 300 vagas disponíveis para jovens de 9 a 17 anos. Os interessados podem se inscrever até sexta-feira, 16, no Estádio João Hora, em Aracaju. A seleção será feita por ordem de inscrição, e não é necessária experiência prévia.
O projeto visa descobrir e desenvolver novos talentos, oferecendo aulas gratuitas que cobrem diversas modalidades do atletismo, como corrida, salto em distância e arremesso de peso. As aulas serão ministradas por profissionais qualificados, incluindo uma ex-atleta campeã brasileira que compartilhará sua experiência com os alunos. Além de técnicas esportivas, a escolinha enfatiza a ética esportiva e o respeito mútuo.
A Escolinha de Atletismo faz parte do Programa Seleções, que busca promover a prática regular de atividades físicas entre crianças e adolescentes, incentivando a saúde, a disciplina e o espírito de equipe. A iniciativa pretende formar não apenas atletas, mas também cidadãos conscientes e responsáveis.
A professora e atleta Luliane Rios destacou a importância da Escolinha de Atletismo para a formação de novos talentos. “O atletismo mudou a minha vida. Agora tenho a chance de retribuir e ajudar esses jovens a seguirem o mesmo caminho. Quero mostrar a eles que, com dedicação e disciplina, é possível alcançar grandes conquistas, não apenas no esporte, mas na vida”, destacou.
A secretária da Seel, Mariana Dantas, comentou que a Escolinha de Atletismo é uma grande oportunidade para os jovens do estado. “O Programa Seleções é um pilar essencial para identificar e desenvolver talentos esportivos em nossa região, proporcionando infraestrutura e suporte necessários. A presença de uma ex-campeã brasileira entre nossos treinadores é um grande incentivo para os jovens. Acreditamos que, além de desenvolver habilidades atléticas, o projeto vai contribuir para a formação de caráter e disciplina”, considerou.
Descoberta de talentos
Entre os jovens matriculados na Escolinha de Atletismo muitos carregam sonhos e expectativas, como é o caso de Anna Victória Oliveira, 16 anos, da cidade de Nossa Senhora das Dores, que já tem uma visão clara de seu futuro no esporte. “Sempre sonhei em competir em alto rendimento, representar o meu estado e, quem sabe, o meu país. Saber que vou ser treinada por uma campeã brasileira me dá ainda mais motivação para lutar por esse sonho’’, contou.
Kauã Gonçalves, 16 anos, é da cidade de Propriá e também destaca a importância do projeto em sua trajetória. “Essa escolinha é uma oportunidade única. Aqui, terei a oportunidade de aprender as técnicas do atletismo e receber todo o apoio e incentivo para seguir em frente. Meu objetivo é me dedicar ao máximo e, um dia, me tornar um atleta profissional’’, declarou.
Para a presidente da federação sergipana de atletismo, Ethel Menezes, a escolinha é a realização de um sonho. “A Escolinha de Atletismo é um sonho de muitos anos e temos certeza que vai dar muitos frutos. A princípio a gente dispõe de cinco técnicos e as crianças e jovens ganham o fardamento para participar das aulas também. Nossa meta é expandir o projeto para o interior do estado e inclusive já recebemos um convite do município de Arauá’’, explicou.
Sobre o ‘Seleções’
O Programa ‘Seleções’, programa do Governo de Sergipe executado pela Seel, disponibiliza para cada federação R$ 50 mil anuais, com investimento total do programa de R$ 300 mil. Além do apoio financeiro para a aquisição de equipamentos e a realização de treinamentos, o programa também oferece capacitação para os treinadores e atletas, visando elevar o nível de competitividade e o desenvolvimento pessoal.
Além dos esportes coletivos já beneficiados: basquete, futsal, handebol e voleibol, neste ano o ‘Seleções’ também está contemplando o atletismo e a natação.