quinta-feira, 21/11/2024
Olimpíada de Educação Financeira

Terminam na segunda-feira, 9, as inscrições para Olimpíada de Educação Financeira; Zahav Investimentos destaca a importância dessa atividade

Compartilhe:

 

Terminam, no dia 9 de setembro, as inscrições das escolas públicas e privadas interessadas em participar da 1ª Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (Olitef): Tesouros do Amanhã. A ação, que deve ocorrer anualmente, visa fomentar os conceitos da educação e da responsabilidade financeiras entre os estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e da 1ª série do ensino médio. As inscrições podem ser feitas no site da Olitef.

A previsão é de que as provas sejam aplicadas no dia 17 de setembro, em todas as unidades federativas do Brasil, para alunos de escolas públicas e privadas. A iniciativa parte da premissa de que todos os estudantes devem ter acesso aos conteúdos e materiais sobre planejamento orçamentário e educação financeira — essenciais para a tomada de decisões cada vez mais conscientes e responsáveis ao longo da vida.

Rafael Leleu, do escritório Zahav Investimentos

Rafael Leleu, sócio administrador do Zahav Investimentos, escritório credenciado do Banco Safra, diz que a iniciativa do Banco Central já vem capacitando professores no Brasil e em Sergipe, e reforça que esta temática – educação financeira – vem ganhando mais visibilidade. “Inclusive, nós do Zahav Investimentos temos essa preocupação, não somente com nossos clientes ao oferecer cursos presenciais e online a respeito de educação financeira e investimentos, mas, agora, para o público em geral pretendemos expandir com cursos pelos canais do Youtube, em outubro.”

“Vamos voluntariar nosso tempo para levar para sala de aula essa experiência de alguém do mercado, que vivencia isso na atividade profissional. Na área de assessoria de investimentos somos muito cobrados para que sejamos um exemplo, primeiro, em nossa vida privada.  O cliente não vai enxergar em nós uma autoridade para cuidar do patrimônio dele, se nós não somos pessoas que têm, minimamente, uma educação financeira”, reforçou. Além do canal do Youtube, o Zahav tem disponibilidade de ir até as escolas, basta ser convidado.

Preço e valor

Com expertise em educação financeira, Nadine Eufrásio, contabilista e sócia do Zahav Investimento, deu aulas sobre o tema para estudantes, com idade média de 13 anos, para mostrar a diferença entre preço e valor. “O preço está relacionado ao que o mercado atribui e valor é algo que não tem preço, mas que tem algum nível de importância em nossa vida. Falei com eles, também, sobre a diferença entre o que era importante, necessário, supérfluo e inútil”, ressaltou.

Nadine é uma entusiasta em educação financeira, por isso, quando vê iniciativa como a da Olitef, fica satisfeita pelo incentivo que jovens ganham ao participar de uma competição nacional. “Não se trata apenas de aprendizagem teórica, como acontece com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), por exemplo. Pelo contrário, essa competição, tendo como base ensinar alunos a lidarem com questões financeiras do cotidiano, os aproxima de habilidades para melhor viver em sociedade, como evitar dívidas, conhecer sobre poupança e escolher melhores investimentos”, reforçou.

Certificados

Como preparação para as olimpíadas, será oferecida uma plataforma que capacita professores com recursos didáticos especializados, ao mesmo tempo em que prepara os alunos para gerenciar os recursos (ganhos e gastos), economizar dinheiro de forma eficaz e entender as diferentes alternativas de investimentos. Além de ser uma olimpíada, a ação pretende criar uma jornada de conhecimento de educação financeira para escolas, professores e alunos.

Todos os participantes receberão certificados digitais, e os melhores desempenhos serão reconhecidos com medalhas. Para incentivar a participação e o engajamento, a olimpíada oferecerá também um plano de premiações, contemplando as escolas públicas e seus professores.

Aquelas que tiverem maior nível de engajamento e desempenho, bem como os professores mais comprometidos, receberão premiações para investir em melhorias na própria escola, como laboratórios de ciência e computação, bibliotecas, compra de equipamentos, entre outras. Haverá duas escolas contempladas por estado, totalizando 54 instituições de ensino.

 

Com informações do Ministério da Fazenda

 

Compartilhe:

Sobre Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Leia Também

Setor energético

Sergipe participa de debate em Brasília sobre o setor energético

  Em busca de compartilhar experiências e adquirir conhecimentos sobre o segmento energético, o Governo …

WhatsApp chat