Por Marcelo Vieira (*)
Sua empresa tem planejamento para encantar clientes? Há mais de 20 anos trabalhando com o tema de atendimento, vejo que as empresas investem muito em suas estruturas, nos produtos, logística, ponto de venda e demais. Pode ser que falte algum item, mas o que quero frisar é ‘como falta um plano para encantar os clientes’. Observo isso quando vou em lojas físicas e me deparo com profissionais despreparados, descompromissados, desmotivados e, em muitos casos, não sabem o que poderiam fazer para chegar no nível de excelência exigido por este mercado tão competitivo, no qual muitas empresas vendem o mesmo produto e não possuem um diferencial, ficando apenas na guerra de preço.
É claro que conheço empresas que fazem este dever de casa com perfeição. Estão sempre discutindo este assunto com o propósito de gerar fidelidade e longevidade aos negócios, compreendem que este tema é estratégico neste mercado tão igual, pois o que faz a diferença são as experiências que o seu cliente tem com sua marca, seu produto ou serviço.
Quero convidar você a pensar nestes momentos da verdade, onde ocorrem diariamente várias oportunidades de serem geradas impressões positivas ou experiências encantadoras levando o cliente a um estágio mais avançado de compromisso, retorno e indicação da sua empresa.
Acredito que você deseja que todos os clientes que comprem de você, retorne e compre novamente, que ele saia falando bem da sua empresa, produto ou serviço, e que isso gere um boca a boca positivo capaz de atrair clientes e aumentar seus resultados. Pois é, para isso acontecer de verdade e gerar este tão sonhado cliente fiel que hoje já possui outro nome, Cliente Fã, exige muito trabalho pela frente. Esta construção de cultura voltada para o encantamento depende exclusivamente da importância que você dá para as pessoas que têm este contato direto com o cliente e, principalmente, para as estratégias que foram criadas para estes momentos, pois são elas que irão determinar e gerar os valores da sua marca que tanto podem ser positivos quanto negativos.
Algumas perguntas para você refletir sobre o desenvolvimento de suas estratégias:
1 – Minha equipe esta preparada para encantar clientes?
2 – Eles realmente conhecem os comportamentos que fazem a diferença nestes momentos mágicos?
3 – Temos um padrão de encantamento criado, capaz de determinar os comportamentos adequados para cada área de contato com o cliente?
4 – Minha empresa realmente se preocupa com a satisfação de nossos clientes?
5 – Ela monitora e busca corrigir os erros?
Essas são algumas perguntas capazes de elevar o grau de importância para o atendimento.
Aproveito para encerrar com mais uma pergunta.
Por que os clientes devem escolher a sua empresa e não a do concorrente?
Encantar clientes é muito mais do que um bom atendimento. Temos que fazer eles se sentirem especiais.
Te desejo sucesso e lembre-se que atendimento é mais do que um departamento.
Todos os dias entramos em cena 🎬, então faça o seu melhor.