O Conselho Estadual de Cultura comemora em 2017, 50 anos de fundação e para celebrar a data, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), junto com a instituição, estão elaborando uma série de atividades. A festa tem início no dia 11 de agosto, com a abertura de uma exposição no Corredor Cultural “Irmão”, localizado na Secult. A programação tem início às 10h30 e contará com peças de 50 artistas, além de apresentação musical do grupo vocal Vivace.
A mostra ficará aberta ao público durante 50 dias, com pintura, escultura, fotografia, xilogravura e desenho. “Este corredor cultural será uma verdadeira celebração as bodas desse Conselho que é uma entidade formada por importantes personalidades da cultura sergipana”, afirma o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama.
Entre as menções honrosas que serão concedidas na ocasião, estão Aglaé D’Ávila Fontes e padre João de Deus, como integrantes da primeira Formação do Conselho Estadual de Cultura; Eduardo Antônio Conde Garcia, grande intelectual sergipano com uma larga folha de serviços prestados à educação e à cultura do Estado; José Anderson Nascimento, presidente da Academia Sergipana de Letras; e Luiz Fernando Ribeiro Soutelo, que presidiu o Conselho Estadual de Cultura por cinco mandatos.
Dentro da programação de comemoração ao cinquentenário do Conselho, a Secult promoverá ainda um evento no dia do aniversário, 16 de agosto, no Teatro Tobias Barreto, às 19h30. Na ocasião será apresentada a Chegança Almirante Tamandaré, entrega de medalhas comemorativas aos conselheiros, encerrando com um concerto da Orquestra Sinfônica de Sergipe.