Choveu granizo nesta manhã em Brejo Grande, município localizado a 136 quilômetros de Aracaju. O coordenador da Defesa Civil local, Ícaro Freire, informou que o fenômeno foi pontual e atingiu duas áreas: uma nos tanques de carcinicultura, na zona rural, e outra em um povoado conhecido como Quilombo.
O Instituto Nacional de Meteorologia já havia emitido um alerta de chuvas intensas para esta quarta-feira (5), com validade até as 10h da quinta-feira (6), em Sergipe. Ícaro destacou que a previsão era de chuvas leves a moderadas ao longo do dia, mas a ocorrência do granizo foi um evento histórico para a região. “Segundo relatos dos moradores, nunca algo assim havia acontecido no município”, afirmou.
Ainda de acordo com a previsão, o estado pode enfrentar novas chuvas de granizo e precipitações de intensidade moderada a forte nas próximas horas, acompanhadas de ventos fortes, trovoadas e descargas elétricas. O alerta, emitido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), segue até as 11h da próxima sexta-feira, 7, com possibilidade de extensão até o sábado, 8. O volume de chuva pode ultrapassar os 50 mm, e os ventos devem variar entre 40 e 60 km/h.
A Gerência de Meteorologia da Semac orienta a população sobre os riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de pequenos córregos, riachos, rios e lagoas. O boletim explica que as condições atmosféricas são favoráveis à formação de instabilidades devido às altas temperaturas e à umidade no ar, o que favorece a formação de nuvens carregadas com trovoadas e descargas elétricas.
Essa instabilidade é característica da região Nordeste, provocada pelo escoamento atmosférico em médias e altas camadas, em conjunto com a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN). Além disso, o aquecimento e a umidade do Oceano Atlântico contribuem para o transporte dessas nuvens carregadas até o estado de Sergipe.