quinta-feira, 17/04/2025
Quinta do Valdoeiro, uma das maiores áreas contíguas de vinha da região, com 70 hectares de videiras

Quinta do Valdoeiro: Tradição e inovação na produção de vinhos de excelência

Compartilhe:

 

Por Silvio Farias (*)

 

Situada na freguesia da Vacariça, concelho de Mealhada, na vertente poente da Serra do Buçaco, a Quinta do Valdoeiro foi adquirida pela Família Messias, nos anos 40, aos herdeiros do Visconde do Valdoeiro.

A partir de 1985, a Messias, tendo já como estratégia crucial o controle da matéria-prima para a produção de vinhos de grande qualidade, levou a cabo a reconversão gradual dos vinhedos da Quinta do Valdoeiro, tendo sido selecionadas as castas mais adequadas aos objetivos estratégicos da empresa, apostada em competir de forma eficaz nos mercados nacional e internacional.

As plantações mais recentes, realizadas em 1997, de encontro as mais fortes tendências do mercado, privilegiando uma casta genuinamente portuguesa, e uma outra estrangeira: a Touriga Nacional e a fabulosa Syrah, protagonista de grandes vinhos em todos os continentes.

Confira a cronologia  da Família Messias e da Quinta do Valdoeiro

1891

No dia 22 de novembro deste ano, nasce, no concelho da Mealhada, Messias Ferreira Baptista.

1926

Messias Baptista inscreve-se como comerciante em nome individual no Tribunal do Comércio de Anadia, marcando a fundação da MESSIAS.

1928

Inicia a exportação de vinhos de consumo para diversos mercados da Europa.

1937

Messias Baptista é admitido e inscrito como sócio efectivo da Associação Comercial e Industrial de Gaia.

1940

Entre 1930 e 1940, Messias Baptista adquiriu diversas propriedades na Região da Bairrada, tendo plantado vinhas de novo e restaurado outras. Dessas propriedades destaca-se a Quinta do Valdoeiro.

1946

Inauguração, na cidade da Mealhada, da sede da MESSIAS. Com cerca de 35.000 metros quadrados, este conjunto de caves e armazéns foi construído entre 1938 e 1943 e ainda hoje são a principal unidade de produção da empresa.

1950

É inaugurado, na Mealhada, o Cineteatro Messias que Messias Baptista decidiu construir para dotar a cidade de um equipamento cultural de qualidade. A Câmara Municipal da Mealhada homenageia Messias Baptista pela obra agraciando-o com o grau de Comendador.

1953

A empresa é transformada em Sociedade Anônima, passando a denominar-se Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias.

1956

Adquire, na região do Douro, a Quinta do Cachão: uma propriedade com 200 hectares na zona de São João da Pesqueira.

1973

Messias Baptista renuncia à Administração da MESSIAS e delega nos seus sucessores os destinos da empresa.

1974

Messias Baptista morre a 9 de Outubro deixando um legado extraordinário que é perpetuado pela família.

1999

Dando continuidade à política de aquisições seguida por Messias Baptista, a MESSIAS adquire a Quinta do Penedo, com uma área de 20 hectares e situada no coração da região do Dão.

2017

Atualmente, a MESSIAS continua a produzir vinhos e espumantes com qualidade reconhecida pelos maiores críticos especializados e nos mais prestigiados concursos nacionais e internacionais. A empresa exporta cerca de 65% da sua produção para os cinco continentes.

Quinta do Valdoeiro, uma das maiores áreas contíguas de vinha da região, com 70 hectares de videiras.

Esta quinta tem a particularidade de ser atravessada pela linha de comboio da Beira Alta, que separa a vinha em duas partes.

Esta vinha é de facto de uma beleza surpreendente, também pela sua extensão e morfologia, instalada num vale de colinas suaves, entrecortado aqui e ali por pinhal. Que contraste face ao tom rústico e selvagem do Douro! Em vez de xisto, o solo aqui é predominante argilo-calcário.

O clima é também muito diferente, marcado substancialmente pela proximidade ao Atlântico, a uns meros 35 quilómetros: “é mais temperado que no Douro”, menores amplitudes térmicas e muito mais humidade, dois fatores que fazem muita diferença no vinho (sobretudo na acidez), mas, no caso da humidade, costuma colocar aqui grande pressão de doenças fúngicas, muito mais do que no Douro.

Compartilhe:

Sobre Silvio Farias

Avatar photo
Silvio Farias é sommelier pela Associação Brasileira de Sommelier, tem mais de 20 anos de experiência em serviços de excelência como maitre e sommelier. Pós graduado em Enogastronomia. Somellier do Grupo Fasouto.

Leia Também

d’Arenberg: A família Osborn e a produção de vinhos artesanais da Austrália

  Por Silvio Farias (*)   d’Arenberg é uma das mais importantes vinícolas da Austrália, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat