Nesta quinta-feira (24), agricultores e agricultoras familiares, junto a famílias quilombolas de Sergipe, entregaram 53 toneladas de arroz agroecológico para ações de combate à insegurança alimentar. Os alimentos foram destinados à rede socioassistencial e a equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional do estado, como restaurantes populares e cozinhas comunitárias. A aquisição foi realizada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), por meio do Programa Arroz da Gente.
“Com o Programa, estamos ampliando a produção de arroz para 16 estados, alcançando 257 municípios e beneficiando 40 mil famílias de agricultores familiares, quilombolas, indígenas e assentados da reforma agrária. Além de encurtar distâncias entre produção e consumo, o projeto assegura alimento orgânico de qualidade às pessoas em situação de vulnerabilidade”, destacou o presidente da Conab, Edegar Pretto.
O evento, considerado a maior entrega de arroz já realizada em Sergipe por meio de políticas públicas de apoio à agricultura familiar, teve a presença do presidente da Conab, Edegar Pretto, e do novo superintendente regional da Companhia no estado, Janderson Maués. A cerimônia contou ainda com representantes de movimentos sociais, autoridades locais, lideranças da agricultura familiar e instituições parceiras.
Arroz da Gente
“Sergipe é pioneiro no Programa Arroz da Gente. A entrega das 53 toneladas demonstra a força produtiva da agricultura familiar local, e para nós, da Conab, é uma grande satisfação apoiar iniciativas como essa que fortalecem a produção e a cultura sergipana”, afirmou Maués.
Das 53 toneladas entregues, 35 toneladas foram cultivadas por 47 famílias da Comunidade Quilombola de Resina, no município de Brejo Grande. A comunidade, responsável por fornecer 99.576 quilos de arroz ao projeto, recebeu um investimento de aproximadamente R$ 704.998,08 da Conab.
As outras 18 toneladas vieram da produção de 11 famílias ligadas à Associação dos Pequenos Agricultores do Estado de Sergipe (Apaese), no município de Monte Alegre de Sergipe. Ao todo, a Apaese fornecerá cerca de 29 toneladas, com um investimento de R$ 164.949,61.
Na ocasião, também foi formalizada a posse de Janderson Maués como superintendente regional da Conab em Sergipe. Funcionário da Companhia desde 2015, Maués já atuou como superintendente regional no Amazonas e em Roraima, além de ter ocupado cargos de gestão em Brasília.