Articulistas

A esperança venceu II

Compartilhe:

 

Por Juliano César Souto (*)

 

Na condição de empresário sergipano, com raízes e negócios em Sergipe, e seguindo a lição do meu mestre e pai Raymundo Juliano — que para nós, empresários, não deve haver espaço para política partidária, mas é fundamental que a política seja conduzida por “homens de bem” —, tomei, em 2018, a ousadia de escrever um texto com esse mesmo título por ocasião da vitória eleitoral de Jair Bolsonaro. Você pode reler o texto que o autor se refere, clicando neste link.
João Alves Filho, um dos maiores líderes políticos e visionários adminsitradores de Sergipe Foto: Ascom/PMA

Seguindo rigorosamente esse conselho, tenho acompanhado ao longo dos anos a expressão de mudança e esperança através da vontade popular pelo voto, desde os tempos do engenheiro João Alves Filho. De vitorioso empresário e “prefeito indicado”, ele se transformou no maior e insuperável líder político e visionário administrador que Sergipe já viu. Em seguida, despontou o líder estudantil Marcelo Déda, que, junto ao atual prefeito Edvaldo Nogueira, trouxe uma nova geração ao poder, com uma visão progressista, mais à esquerda e ligada aos movimentos populares.

Edvaldo Nogueira e Marcelo Déda tomando posse na Prefeitura de Aracaju, em 2005 Foto: Instituto Marcelo Déda

No decorrer dos mandatos, concluídos com aprovação popular ou não, o prefeito Edvaldo Nogueira inscreve seu nome na história da prefeitura de Aracaju como um “síndico eficiente”: finanças equilibradas, obras estruturantes e, especialmente, a profissionalização da gestão pública. Seguindo a máxima de que a democracia traz oportunidades para todos, em 2010, um líder empresarial, Laércio Oliveira, fez o que muitos empresários apenas falam em fazer: entrou na política, lançou-se como deputado federal com uma plataforma clara de defesa do empreendedorismo e, em 2022, alcançou o Senado com a bandeira “o senador do emprego”.

Também em 2022, uma nova geração assumiu o comando do Estado de Sergipe, elegendo Fábio Mitidieri, jovem de 45 anos, que conseguiu aglutinar a maioria das forças políticas do estado e vencer uma eleição voto a voto. Essa vitória inaugurou um novo ciclo para a política sergipana.

Agora, em 2024, os aracajuanos decidiram, de forma democrática e com expressiva vantagem numérica, pela dupla Emília Correia e Ricardo Marques, que, nos últimos quatro anos, se destacaram como guerreiros em uma bancada de oposição diminuta, mas aguerrida, na Câmara Municipal de Aracaju.

Recomendações para a nova gestão

Como forma de contribuir, tomo a liberdade de ressaltar alguns pontos importantes para a gestão municipal:

Responsabilidade Fiscal: Conquista a ser preservada, pois é a base para garantir os serviços básicos e viabilizar a contratação de empréstimos para investimentos estruturantes.

Foco no Desenvolvimento Econômico: Esta é a alavanca do desenvolvimento social sustentável. A SEMDE (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico) deve continuar sendo liderada por empresários com espírito público, longe de disputas partidárias.

Inclusão dos Jovens através da Tecnologia: Expansão do Cajutech para todo o município, proporcionando novas oportunidades e acesso ao conhecimento.

Planejamento de Longo Prazo: Participação ativa do CONDEM (Conselho de Desenvolvimento Municipal), integrando sociedade, poder público e entidades empresariais na construção de soluções e alternativas para que Aracaju alcance um protagonismo real no desenvolvimento econômico de Sergipe.

Revitalização do Centro da Cidade: Incentivos à exploração econômica e reformas de moradia no centro. É necessário criar condições para novos empreendimentos e habitação, pois somente assim teremos “vida” em uma área urbana já consolidada.

Estruturação e Continuidade de Macroprojetos: Prioridade à ocupação ordenada da área de expansão na zona sul e a integração da zona norte e oeste com outros municípios.

Potencial Turístico: Promoção de Aracaju como principal destino turístico de Sergipe, explorando o litoral e outras potencialidades naturais.

Educação Integral: Ampliação da educação em tempo integral, da creche ao emprego, para proteger e dar oportunidades às nossas crianças e permitir que os pais trabalhem com tranquilidade.

Com estas colocações, cumpro meu dever de cidadão, esperando que nossa “Emília” — assim como na obra de Monteiro Lobato (1920) —, com seu espírito crítico e independente, entregue à população aracajuana os compromissos de campanha. Que possamos ver surgir, nessa lagartense, filha do conceituado e digno comerciante e político José Correia Sobrinho, uma nova liderança política, criando mais um ciclo em Sergipe.

Os eleitos Emília Correia e Ricardo Marques Foto: Ascom/EC

Ao “neófito político”, Ricardo Marques, que, com ousadia, trocou o mandato de vereador para estar junto a Emília nesse desafio e teve papel preponderante na vitória, expressando com atitudes o desejo de mudança da sociedade aracajuana, desejo que também tenha destaque na nova gestão, trazendo competência e renovação.

Assim como no clássico de Alexandre Dumas, Os Três Mosqueteiros — que na verdade eram quatro —, que a dupla Emília e Ricardo possa colocar em prática, sem jamais esmorecer, o lema: “Um por todos e todos por um”, resumindo, de forma fidedigna, o significado desta história: a luta pelo poder e a importância da amizade.

Que Deus os ilumine e oriente para um mandato exitoso.

 

Compartilhe:
Juliano César Faria Souto

Estanciano, 60 anos, Administrador de empresas graduado de Faculdade de Administração de Brasília com MBA em gestão empresarial pela FGV. Atua como sócio Administrador da empresa FASOUTO no setor atacadista distribuidor e auto serviço. Líder empresarial exercendo, atualmente, o cargo de vice-presidente da ABAD - Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores. Autor do livro CULTURA EMPRESARIAL reflexões, vivências e aprendizados lançado em abril 2024 coletânea de quase 100 artigos escritos ao longo dos últimos 10 anos. Disponível para aquisição https://www.fasouto.com.br/produtos/detalhe/18276/livro-cultura-empresarial-por-juliano-cesar, com 100% da renda destinada ao Externato São Francisco de Assis.

Posts Recentes

Quincy Jones: entre egos e sonhos, lições de vida

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   le morreu no último dia 3 de…

3 horas atrás

Governo do Estado discute avanço da interiorização do gás natural com gestores do sul sergipano

  A expansão do gás natural canalizado, liderada pelo Governo do Estado de Sergipe, continua…

4 horas atrás

Aracaju Cidade do Futuro: Obras estruturantes estão preparando a cidade para as próximas gerações

Aracaju vive um momento de transformação histórica com o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que…

4 horas atrás

Energisa Sergipe é eleita uma das melhores empresas para se trabalhar

  A Energisa Sergipe foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar em…

4 horas atrás

IronMan 70.3 movimenta turismo e impulsiona nome de Sergipe no cenário internacional

  A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…

1 dia atrás

Os impactos dos problemas de comunicação nas empresas

  Por Diego da Costa (*)   ocê já parou para pensar que a maioria…

1 dia atrás