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A importância do site nas empresas

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Cleomir Santos (*)

Você pode se surpreender ao ser informado que metade de todas as pequenas empresas não possui um site.

É impossível hoje não falar de forma exagerada do quanto isso é importante, seja a empresa de grande ou pequeno porte. A internet possibilita, até mesmo àqueles pequenos negócios que estão iniciando seu trabalho, a chance de se conectar com milhares de clientes em potencial.

Um site organizado e otimizado é sua melhor chance de causar uma boa impressão ao seu público e de mantê-los por perto durante a tomada de decisão da compra.

Considere a importância de um site para os consumidores: seja um blog ou compartilhamento de notícias, os sites fornecem um método de crescimento escalonado, com objetivo de divulgar sua marca e estabelecer uma presença online confiável e com autoridade.

Entender a importância de um site é fundamental. Portanto, neste artigo, eu Cleomir, irei te explicar por que um bom site é um crucial para o seu negócio.

Os sites são importantes para a visibilidade da empresa

Para uma empresa física, a sua localização é tudo. Inaugurar uma loja onde há uma grande movimentação de clientes em potencial pode aumentar as chances do seu negócio dar certo, pois aumenta o tráfego e a exposição.

Dito isso, muitas empresas hoje oferecem produtos ou serviços para pessoas que nunca pisaram em sua localização física, devido a uma presença online estabelecida por meio de um bom site.

Hoje é possível comercializar produtos para milhares de pessoas através da criação de uma loja online. No entanto, não é possível alcançar os clientes que você deseja atrair se eles não sabem que você existe. Estudos mostram que 80 a 90% dos consumidores pesquisam por informações da empresa antes de comprar o seu produto ou serviço.

Se eles pesquisarem sua empresa e não conseguirem encontrar um site, é quase como se você não existisse.

Resumindo, as etapas mais importantes para a visibilidade do seu negócio são:

  1. Utilizar um construtor de sites para estabelecer sua presença online como uma loja de comércio eletrônico.
  2. Aplicação das melhores práticas de SEO para elevar a sua classificação nos mecanismos de busca (Google, Bing etc.).

Compartilhe a sua história e visão para o futuro

Uma das vantagens de ter um site é que você pode criar uma página dedicada à sua história, incluindo como você começou, o que está fazendo agora e o que vê para o futuro da sua empresa.

Compartilhar sua história permite que as pessoas conheçam mais sobre você e saibam quanto tempo você está atuando nesse setor, bem como quais contribuições você fez. Mesmo que você esteja apenas começando, ainda há muita coisa para falar sobre a sua jornada até a sua posição atual.

Seus concorrentes já possuem um site

Se você está tentando se estabelecer em um setor, seja ele qual for, você deve presumir que seus maiores concorrentes já têm uma presença online. Reserve um momento para pesquisar sobre eles e até mesmo grandes nomes no seu setor.

Dito isso, você irá pesquisar sobre os seus principais concorrentes. Faça uma análise e responda essas perguntas:

  • Como posso melhorar o design do meu site, tempo de carregamento e otimização nos mecanismos de pesquisa?
  • Quais estratégias de marketing eles não estão usando?

Essa análise é feita para que você torne o seu site muito mais atraente em relação ao deles e consequentemente melhorando o desempenho do mesmo.

Se sua empresa não possui um site, você estará desperdiçando grandes oportunidades. No entanto, somente criar um site não é necessariamente tudo que você precisa para torná-lo competitivo. Você deve se atentar ao design e aos conteúdos para que o seu site tenha um diferencial competitivo e se destaque em relação aos seus concorrentes.

Ter uma conta em uma rede social não é o suficiente

Uma das razões pelas quais algumas empresas não se preocupam em criar um site é a suposição de que as redes sociais são mais importantes.

O grande problema não é ter uma conta comercial no Facebook / Instagram, e sim que quando estamos na plataforma, nos tornamos refém das mesmas. Um exemplo é que as regras nas principais redes sociais estão sujeitas a alterações sem o nosso conhecimento.

Houve relatos de contas políticas sendo excluídas nos últimos meses por conta de notícias falsas, as Fake News.  No entanto, alguns proprietários dessas páginas declararam que não estavam compartilhando essas notícias, e sim informações legítimas. Isso não importou para o Facebook, pois a plataforma tem a palavra final, então esses conteúdos se foram para sempre.

Uma simples violação das regras do Facebook, mesmo sem intenção, pode fazer com que sua página seja apagada num piscar de olhos. Imagine então que todo o seu conteúdo e acesso ao cliente tenham desaparecido repentinamente e sem garantia de que ele voltará.

Outras possíveis preocupações incluem:

  • Perder sua conta por ataque de Hackers;
  • Esquecer o e-mail ou senha e ficar bloqueado;
  • Ser temporariamente banido do Facebook / Instagram devido a uma violação das regras

Por mais preocupantes que sejam esses cenários, existe mais um fator que é consequência de quem só atua nesses canais: a rede social se tornar obsoleta. A popularidade de uma rede social diminui com o tempo, estimulando os usuários da web a se mudarem para redes sociais com alcance orgânico melhor.

É verdade que você também pode mudar para uma nova plataforma, mas essencialmente estaria começando da estaca zero, a menos que tivesse um grande número de seguidores. Esse geralmente não é o caso para muitas páginas de negócios. Também não há garantia de que todos os clientes irão te seguir para a nova plataforma ou que você consiga ganhar seguidores facilmente.

As redes sociais podem ser ótimas para empresas, mas é melhor usá-la em conjunto com seu próprio site. Compartilhe conteúdo e permita que ele incentive um fluxo constante de tráfego no espaço que sua empresa possui e controla.

Use depoimentos dos clientes para anunciarem sua empresa

As empresas às vezes subestimam os benefícios de permitir que os clientes usem o “boca a boca” para convencer outras pessoas a dar uma chance ao seu negócio. Essa prática pode ser útil principalmente para pequenas empresas.

Com um site, você pode criar uma página reservada para depoimentos dos seus clientes. Inclusive, procure usar avaliações de pessoas/clientes reais. Se outras pessoas podem ver esses depoimentos, é mais provável que eles experimentem seu produto ou serviço.

Compartilhe conteúdo para construir autoridade

Seja por meio de artigos em um blog, boletins informativos, cursos ou e-books, você precisará dar à sua marca a oportunidade de construir uma reputação como autoridade.

Você deseja que os clientes comprem de você, portanto, precisa antes ganhar a confiança e o respeito dessas pessoas. É por isso que as marcas estão ansiosas por usar as ferramentas de marketing para se estarem no topo do seu segmento.

Distribuir esses materiais aos clientes pode ser difícil se não houver um site para baixá-los ou comprá-los. Ao disponibilizar esses materiais em busca de autoridade por meio de um site, você estará fornecendo outras maneiras de encontrar sua empresa no ambiente online.

Um bom site é importante para o atendimento ao cliente

Os clientes não costumam se deslocar até um local físico com suas reclamações ou preocupações para uma empresa. Embora os números de telefone ainda sejam uma forma de comunicação entre um cliente e uma empresa, a maioria prefere ter uma opção online para se comunicar em tempo real.

A importância das comunicações baseadas em sites não pode ser ignorada. Embora um e-mail ativo seja padrão, disponibilizar uma caixa de bate-papo online para um cliente pode fazer uma grande diferença. Isso pode até afetar a sua decisão na hora da compra.

Além disso, é importante que essa comunicação não seja apenas feita por robôs, e sim, ter uma pessoa para responder de forma humanizada nesse atendimento online.

Não importa o quão insatisfeito um cliente possa estar se sentindo, uma boa experiência no atendimento pode ajudar a aprimorar o seu site e pode mantê-lo como um cliente fiel.

O resultado final

A importância dos sites para as empresas pode ser entendida como a diferença entre prosperar e ficar para trás. Como você pôde ver, há muitas maneiras de permitir que um site funcione dentro da sua estratégia de marketing.

Não cometa o erro de fazer tudo se baseando em uma plataforma de rede social. Em última análise, sua identidade e conteúdo estão nas mãos de outra pessoa, e essas mãos podem um dia desaparecer, levando todo o seu trabalho duro com elas.

Use as redes sociais, mas crie um site a partir do qual você pode anunciar sua presença online para uma grande quantidade de pessoas interessadas no que você oferece.

É possível que em um futuro próximo ou distante, as empresas irão passar por um novo nível de interação com clientes leais e potenciais. A mudança é inevitável. Por enquanto, é vital para o seu negócio se esforçar para ser encontrado na internet, com um bom site e a mente aberta.

(*) Consultor de Marketing Digital, natural da cidade de Aracaju (SE), amante da música, de um bom café, aquela reunião com boas companhias, fissurado em viajar e um ótimo comunicador que ajuda pessoas e pequenos empreendedores através de conteúdos no Portal Me Ajuda Cleo.

** Esse texto é de responsabilidade exclusiva do autor.  Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.

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Cleomir Santos

(*) Consultor de Marketing Digital , idealizador do Me Ajuda Cleo – Soluções em marketing digital e proprietário da C3 Viagens, natural da cidade de Aracaju – Sergipe, amante da música, de um bom café, daquela reunião com boas companhias e apaixonado por belezas naturais e pela vida.

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