Todos sabem que a lua tem poder sobre as marés, a agricultura, até mesmo sobre o humor das pessoas e nas gestações. Com certeza, todos conhecem alguém que nesta noite de sexta-feira, 6, estava mirando a lua cheia, talvez até em frente ao mar, ouvindo o barulho das ondas, com pensamento no Divino. Nada melhor que nesta primeira semana do ano, as pessoas tenham renovado os projetos de vida, incorporado de uma vez por todas que só o amor constrói e abandonado as intolerâncias, as rusgas e os ódios que só fazem mal a quem os nutre, nunca para quem é dirigido. Ensina o dramaturgo inglês, William Shakespeare, que “a raiva é um veneno que tomamos, esperando que o outro morra”.
E quantos venenos foram distribuídos ao longo dos últimos anos neste país e mais intensamente, neste 2022. Infelizmente, o veneno destilado ainda contamina as entranhas daqueles que querem, insistentemente, contrariar a sabedoria de Shakespeare, e matar o outro de raiva. Não conseguem e se contorcem de dor. Mas estes raivosos não morrerão, porque o ano novo oferece a todos a oportunidade de um recomeço, um reconectar-se com o Divino, tal qual aquelas pessoas que na sexta-feira, diante da beleza da lua e dos mistérios do oceano, reavaliaram a vida, fizeram um acordo consigo próprios e decidiram que querem ser felizes neste ano e pelo resto de suas vidas.
Quando recomeçarmos os trabalhos maçônicos na Loja Clodomir Silva, no dia 24, uma terça-feira, sob o sol e a lua, do meio-dia à meia noite, estaremos sob o Ano Novo Chinês, que começará em 22 de janeiro e terminará em 9 de fevereiro de 2024. Será o ano do Coelho, sob a influência do elemento água. O ano do Coelho promete mais gentileza e serenidade. O ano de 2022, na cultura chinesa foi o ano do Tigre de Água, cujo significado era o de ajudar a enfrentar todos os desafios transformando as crises em oportunidades. Alguns, infelizmente, transformaram as oportunidades em crises.
Durante 2022, muitos exercitaram, de forma insistente, a tolerância, diante de tantos afrontos da vida cotidiana. Alguns sucumbiram e ainda insistem na intolerância. Para eles, o remédio é amor, claro, tolerância e esperança. Neste Ano Novo Chinês, a simbologia do Coelho pede que a tolerância seja exercida com mais ênfase. Todos devem se manter lúcidos e em alerta diante dos próprios desejos súbitos.
Diz a sabedoria chinesa que o mundo se beneficiará com o ano do Coelho. Oxalá, que os irmãos chineses estejam certos, pois o mundo precisa que todos nós sejamos conscientes o suficiente para não agir de forma precipitada. Por isso, estar sempre voltado ao Divino é extremamente importante. Independente do credo que cada um professa, se acredita ou não no poder da lua (apesar deste poder ser cientificamente provado), é importante ter sempre essa sinergia com um Ser Superior, com o Grande Arquiteto do Universo, pois isso vai permitir, dentre os inúmeros benefícios, que cada um pense antes de agir.
Estamos sempre em busca de nossa evolução pessoal e espiritual. Seja observador, olhe à sua volta e perceba quantas pessoas estão evoluindo, tornando-se mais maduras e sabedoras do que querem para suas vidas. As tome como exemplo e encontre o seu caminho para a felicidade.
Todas elas, com certeza, têm muito amor.
__________
(*) Antônio Carlos Garcia é diretor de Jornalismo do Só Sergipe e maçom da Loja Clodomir Silva, atualmente, exercendo o cargo de secretário.