Cerca de 100 cronistas esportivos de Sergipe, Alagoas e Pernambuco se reuniram hoje, 03, no auditório da Universidade Tiradentes (Unit) para debater as novas tendências da mídia, a realidade do rádio esportivo no Fórum da Crônica Esportiva de Sergipe, cujo tema foi “A Crônica Esportiva, as Novas Mídias e Seus Desafios”.
O evento marca os 70 anos de fundação (1º de agosto de 1949) da Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe (ACDS). O fórum teve a participação do Secretário Nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social, o ex-jogador de futebol, Washington Cerqueira, conhecido como Washington Coração Valente.
O presidente da ACDS, Adel Ribeiro, disse que o evento foi um marco para a crônica esportiva nordestina, além de trazer temas importantes para o setor. “É a coroação de um trabalho”, reforçou Adel, ao se referir à criação da rádio web da ACDS, que transmitiu ao vivo o evento, e o lançamento da nova logomarca da entidade.
Assim como Adel Ribeiro, o jornalista Anderson Machado, da Rádio Cultura, também considerou o fórum “um marco e uma grande oportunidade de aprendizado” para todos os profissionais que atuam na crônica esportiva.
De fato, nas oito palestras, que começaram às 9 da manhã e terminaram por volta das 16h30 (com pausa para o almoço), os radialistas e jornalistas discutiram como era trabalhar no século passado, e agora, com tantos recursos tecnológicos. Mas houve uma unanimidade: a internet no Brasil ainda é muito ruim.
Captação e tecnologia
O secretário de Juventude e Esporte de Aracaju e presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho, falou sobre a “captação de evento e a crônica esportiva”. E anunciou que no próximo ano, diversos eventos da CBDE serão realizados em Sergipe.
O presidente da Abrace, Kleiber Beltrão, fez um panorama da situação da crônica esportiva no Brasil, mostrando as suas adversidades, enquanto que o vice-presidente da Abrace para o Nordeste, André Luiz, mostrou como o trabalho é árduo para os profissionais da região.
As novas tecnologias foram debatidas pelos jornalistas Josafá Neto, editor de conteúdo do Globo Esporte e repórter da rádio Aperipê, Robério Medeiros, do Canal Ataque, e Osmar Rios, editor de mídias audiovisuais do Globo Esporte.
O radialista Reginaldo Gouveia representou o presidente da Federação Sergipana de Futebol, Milton Dantas, que hoje à tarde estava participando de uma reunião da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Reginaldo falou sobre as ações que a diretoria da FSF vem fazendo no Estado.
A última palestra foi do secretário Washington Cerqueira, o “Coração Valente”, que discorreu sobre “A crônica esportiva na vida de um atleta” e suas ações como secretário nacional de esportes.
No final do evento, a ACDS homenageou com a Comenda José Eugênio de Jesus, cinco personalidades do mundo esportivo: Washington Coração Valente; o ex-presidente da ACDS, Geraldo Chagas Ramos; o presidente da Abrace Kleiber Beltrão; o presidente da FSF, Milton Dantas, representado pelo assessor Reginaldo Gouveia; e o deputado estadual Garibalde Mendonça, representado pelo assessor de imprensa, Ferreira Filho.